A gila é um tipo de abóbora que é muito usada na doçaria, pelo seu sabor e textura únicos. São muitas as receitas que têm este ingrediente como estrela, sempre com resultados de comer e chorar por mais e, como o prova o doce que hoje lhe deixamos, a tarte de gila e amêndoa. Uma daquelas receitas que tem mesmo que experimentar!
A combinação com a amêndoa é igualmente clássica, mas, como se costuma dizer, em equipa que ganha não se mexe. Afinal, não é por acaso que estes dois sabores se têm conjugado já há séculos – os resultados ficam mesmo muito bem, com os dois ingredientes a complementarem-se na perfeição e a elevarem os sabores.
Assim, se ficou com vontade de experimentar esta tarte de gila e amêndoa, apenas terá que seguir as indicações que lhe deixamos. Verá que, com pouco trabalho, obterá uma tarte que fica bem em todo o tipo de ocasiões, das mais corriqueiras às mais especiais, e que tem o condão de agradar a todos aqueles que provarem uma fatia (ou mais!).
Ingredientes:
- 1 massa quebrada de compra
- 5 ovos
- 1 iogurte natural
- 5 colheres de sopa de doce de gila
- 150 g de amêndoa palitada
- Açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Cubra uma tarteira com a massa quebrada, mantendo o papel vegetal em que ela veio.
- Pique o fundo da massa quebrada e reserve.
- Num recipiente, misture os ovos e o iogurte.
- Acrescente-lhes o doce de gila e a amêndoa, envolvendo tudo muito bem.
- Despeje esta mistura por cima da massa quebrada.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos.
- Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer.
- Antes de servir a tarte, cubra-a com açúcar em pó a seu gosto.
Dicas:
- Para uma textura diferente, use massa folhada de compra, e não massa quebrada, para fazer esta tarte. O seu sabor amanteigado combina muito bem com todos os ingredientes.
- Dê um toque diferente ao recheio usando frutos secos picados, um pouco de canela em pó, pepitas de chocolate ou outros sabores da sua preferência.
- A sua tarte estará pronta a ser retirada do forno quando o recheio estiver firme e o topo dourado. Dependendo do seu forno, este processo pode levar mais ou menos tempo, pelo que se recomenda que acompanhe a cozedura deste doce, para o retirar no momento certo e evitar que fique queimado ou demasiado seco.
- Também pode decorar a tarte de forma diferente, colocando-lhe frutos secos, chocolate ou canela em pó, fruta fresca ou até mesmo ervas aromáticas como a hortelã ou a erva-doce.
- Deixe que a tarte arrefeça durante pelo menos 4 horas antes de a servir, para garantir resultados ainda melhores.
- Guarde esta tarte à temperatura ambiente, longe de odores mais fortes e da humidade. Dessa forma, garante que ela dura muito mais tempo, apesar de termos a certeza de que será impossível resistir-lhe enquanto tiver fatias deste doce.