Segunda-feira, 23 Janeiro, 2023

10 fantásticos passeios em família no Norte de Portugal

Data:

Partilhar:

Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar formas de entretenimento para as férias das crianças, que sejam do agrado de todos. Mas a verdade é que o Norte de Portugal é rico em locais que agradam a miúdos e aos seus pais, sítios onde se alia o lazer ao conhecimento e à cultura, e onde, ao mesmo tempo, pode criar memórias em família.

Um passeio em família pode incluir um local onde as crianças podem aprender algo novo e interessante. Mas também pode consistir num passeio pela natureza ou por um local histórico onde se podem descobrir algumas das mais antigas tradições do Norte de Portugal.

Por isso mesmo, se procura locais que possam ser do agrado de todos (pais, filhos e avós), esta região tem muitas possibilidades para descobrir. Conheça alguns dos melhores locais para passeios em família no Norte de Portugal.

1. Moinhos de Jancido

Moinhos de Jancido
Moinhos de Jancido

Os 8 Moinhos de Jancido estavam completamente ao abandono até que, em 2017, um grupo de amigos resolveu limpar o lugar. Hoje, esta área conta com um trilho de pouco menos de 6 quilómetros. Existe ainda um parque de merendas, vários miradouros e um conjunto de 500 árvores autóctones plantadas pelo grupo de amigos que recuperou o local.

Este pequeno paraíso fica na freguesia de Foz do Sousa, em Gondomar, muito perto do Porto. Trata-se de um passeio perfeito para fazer com crianças e inserida numa zona verde com moinhos construídos há mais de 200 anos.

2. Parque Biológico de Vinhais

Parque Biológico de Vinhais
Parque Biológico de Vinhais

É um equipamento público que foi instalado pela Câmara Municipal de Vinhais, no Viveiro Florestal de Prada, a 3km do centro de Vinhais e em pleno Parque Natural.

A sua finalidade é promover a região e dar a conhecer a interpretação da paisagem em todas as suas vertentes (flora, fauna e geologia), assim como divulgar as suas vertentes culturais e históricas. Outro objetivo é a conservação da natureza e a promoção da biodiversidade e ecoturismo.

3. Moinhos de Cabroelo

Cabroelo
Cabroelo

Em terras do Vale do Sousa, encontrará a aldeia de Cabroelo, integrada na serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (que é também conhecido como rio Mau, pela força das suas águas no inverno).

Não deixe de passear tranquilamente pelas ruas da aldeia, e de visitar a capela de São Mateus ou a Casa Alves, datada de 1805. A 10 minutos de carro, encontrará o Museu da Broa, situado num local tranquilo onde pode ver diversos moinhos em pedra recuperados, ao longo do curso do ribeiro.

4. Quinta Pedagógica de Braga

Quinta Pedagógica de Braga
Quinta Pedagógica de Braga

Encontra-se numa quinta tradicional minhota e aqui poderá aprender mais sobre as tradições da região, para além de participar, consoante a época do ano, em atividades como as vindimas, a desfolhada ou o magusto. Poderá também dar de comer aos animais e aprender a fazer uma deliciosa broa de milho.

5. Trebillhadouro

Trebilhadouro
Trebilhadouro

Localizada na freguesia de Rôge, em Vale de Cambra, a pequena aldeia de Trebilhadouro este desabitada durante décadas. Mas no final do século passado foi totalmente recuperada para turismo rural, mantendo a sua traça original.

As ruas e as casas são de granito e toda a estrutura da aldeia remete para os hábitos comunitários de outrora. Canastros, eiras, o tanque público e uma fonte… tudo foi nos faz lembrar o dia-a-dia de uma típica aldeia agrícola.

6. Quintandona

Quintandona
Quintandona

Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.

A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.

7. Quinta de Pentieiros

Quinta de Pentieiros
Quinta de Pentieiros

O mote desta quinta é incutir o respeito pelo mundo rural. Para isso, conta com uma grande diversidade de animais, para além de uma horta pedagógica, viveiros, estufas, pomares e até um campo com ervas aromáticas e medicinais. Se quiser, pode passar aqui a noite no parque de campismo e caravanismo. Localiza-se muito perto das Lagoas de Bertiandos.

8. Quinta da Aveleda

Quinta da Aveleda
Quinta da Aveleda

Esta quinta encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto, e parece um local quase saído dos contos de fadas. Propriedade da família Guedes, a Quinta da Aveleda encontra-se em plena Região dos Vinhos Verdes e, claro, encontra-se ligada à produção vinícola, e associada a muitos produtos de renome.

9. Rio de Onor

Rio de Onor
Rio de Onor

Metade portuguesa, metade espanhola. Terra de ninguém e terra de todos. Assim é a mítica aldeia de Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança. É uma das poucas aldeias portuguesas onde ainda hoje se praticam hábitos comunitários, outrora frequentes em muitas povoações do norte de Portugal.

A população explora as terras em conjunto, os rebanhos são cuidados por todos e as decisões que afetam a vida da comunidade são tomadas por acordo de todos os habitantes. Rio de Onor é uma lição de história. Os habitantes possuem até um dialeto próprio, fruto do seu isolamento e do contacto próximo com os vizinhos espanhóis.

10. Zoo de Santo Inácio

Zoo de Santo Inácio
Zoo de Santo Inácio

Este zoo tem mais de 200 espécies de animais, e uma forte preocupação em proteger a vida selvagem. O parque possibilita a observação dos animais nos seus habitats, amplos e que recriam ao máximo as caraterísticas originais de cada espécie. Assim, poderá ver de perto um leão asiático, um lince europeu ou um rinoceronte africano, entre outros animais.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

5 aldeias típicas para descobrir em Trás-os-Montes

Bem no extremo nordeste de Portugal, Trás-os-Montes é aquilo que o seu próprio nome nome indica: uma terra...

8 das aldeias mais bonitas do Minho

As aldeias do Minho são algumas das mais genuínas de Portugal. Apesar de todo o progresso dos últimos...

8 locais para apreciar o melhor da Natureza no Alentejo

O Alentejo é rico em destinos de natureza, em que praias, cascatas, rios e montes ondulados moldam a...

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural no Algarve

Quem disse que no Algarve apenas existiam praias? Aqui, perto do mar ou em plena serra algarvia, é...