Segunda-feira, 28 Novembro, 2022

10 plantas com flores roxas para dar mais cor ao seu jardim

Data:

Partilhar:

Se está a pensar adicionar uma dose extra de cor ao seu jardim ou aos vasos lá de casa, as flores roxas podem ser uma opção excelente. São conhecidas por transmitirem um efeito calmante e relaxante e combinam bem com qualquer decoração interior, dos traços mais modernos aos mais rústicos.

É possível encontrar plantas com flores roxas que se adequam a cada ambiente específico: pouca ou muita luz, sombra, interior ou exterior. Seja qual for o seu caso, existe uma opção ideal para si e para alegrar a sua coleção de plantas.

Algumas destas flores são bem conhecidas da maioria das pessoas e outras nem tanto. Mas todas elas são lindíssimas e capazes de dar mais luz, cor e vida ao seu lar. Conheça algumas das mais bonitas plantas com flores roxas.

1. Petúnias

Petúnias
Petúnias

As petúnias são uma das flores roxas mais conhecidas. São famosas pelas suas flores largas, em forma de trombeta. As pétalas possuem uma enorme variedade de visuais, incluindo flores duplas, desabrochadas, lisas, com riscas e até mesmo variedades com padrões em forma de coração.

Normalmente, são usadas em cestos pendurados, em vasos decorativos, nas janelas e nas varandas. Florescem desde o início de Maio até chegarem as primeiras geadas. Precisam de muito sol e água para as manter vibrantes e a florir.

2. Violeta

Violeta
Violeta

Esta é, provavelmente, a mais clássica e a mais conhecida de todas as flores roxas. As violetas são muito comuns nos jardins e nos vasos, tanto no interior como no exterior das casas.

Apesar de gostarem de alguma luminosidade, não devem ser colocadas sob luz solar direta. As que possuem flores mais escuras conseguem ser mais resistentes ao sol e devem ser regadas regularmente mas sem encharcar o solo.

3. Rododendro

Rododendro
Rododendro

Existem várias espécies de rododendro. Na Europa, a mais comum é a Rhododendron ponticum, que possui flores com uma intensa e vibrante cor roxa.

São bastante resistentes e não precisa de qualquer tipo de fertilizante. No entanto, para que floresçam na sua máxima capacidade, o solo deve ser bem drenado para não se correr o risco de encharcar por excesso de água.

4. Hortênsias

Hortênsias
Hortênsias

As hortênsias são daquelas plantas que nunca passam de moda. Possuem uma grande variedade de cores, incluindo roxo. Geralmente, florescem desde meados do Verão até ao Outono.

Devem ser regadas uma vez por semana (a não ser que tenha chovido), com o cuidado de certificar-se que não ficam encharcadas.

5. Lilás

Lilás
Lilás

Os lilases florescem entre o meio e o fim da Primavera. Consigo trazem pequenas flores roxas que se distribuem por pequenos cachos com uma fragrância única e doce.

Trata-se de uma planta de manutenção bastante baixa e que não requer grandes cuidados. Pela sua beleza e pelo formato dos seus cachos de flores, é ideal para ornamentar jardins de todos os estilos.

6. Lavanda

Lavanda
Lavanda

A lavanda é uma planta muito popular não só pela sua fragrância, mas também pelas suas flores roxas. Os pequenos cachos de flores aparecem no Verão. Graças ao seu aroma, possui vários usos, tanto cosméticos como para fazer chá.

Se for colocada num local com as devidas condições, é uma planta que exige poucos cuidados. Por isso mesmo, deve certificar-se que apanha bastante sol e que a terra esteja bem drenada.

7. Amor-perfeito

Amor-perfeito
Amor-perfeito

São muito populares mas, para desgosto de muita gente, a sua flor é de curta duração. Falamos dos amores-perfeitos, que podem ter várias cores, onde se inclui o roxo.

Devem ser plantados no Outono ou no Inverno para que floresçam na Primavera. O solo deve estar húmido, mas não encharcado. Toleram melhor as geadas do que o sol em excesso.

8. Aquiléguia

Aquiléguia
Aquiléguia

Talvez conheça a aquiléguia por qualquer um dos outros nomes pelos quais é tratada: columbina, erva-pombinha ou luvas-de-nossa-senhora são apenas alguns exemplos. Esta belíssima planta com flor roxa é típica do mediterrâneo e cresce muito bem em Portugal.

Deve ser colocada em meia sombra ou sob luz filtrada. É resistente ao frio e floresce no segundo ano após ser plantada. Prefere solos alcalinos e cresce melhor se tiver um pouco de fertilizante e for regada regularmente.

9. Sálvia

Sálvia
Sálvia

Existem várias variedades de Sálvia, algumas com flores de cor mais roxa do que outras. Além de muito bonitas e ideais para jardins silvestres, são também muito apreciadas para fazer chás ou até como tempero.

A Sálvia nemerosa é uma das mais conhecidas e tem uma vibrante cor roxa. Floresce de Junho até Setembro e, se quiser encorajá-la a crescer mais, deve cortá-la no início da Primavera. Sobrevive bem em ambientes secos mas floresce melhor se for regada de forma regular.

10. Coração Roxo

Coração Roxo (Tradescantia Pallida)
Coração Roxo (Tradescantia Pallida)

Dificilmente encontrará flores tão cativantes e sedutoras como aquelas que são produzidas pela Coração Roxo. As suas flores são de cor violeta e florescem no Verão. Trata-se de uma belíssima suculenta rara.

Cresce até aos 25 centímetros de altura e os seus caules são de uma profunda cor roxa. Deve ser colocada ao sol ou em sombras ligeiras e regada apenas ocasionalmente. É extremamente resistente à seca porque armazena água nos seus caules carnudos.

Joana Sevivas
Joana Sevivas
O curso de jornalismo nunca apagou a paixão pela jardinagem e pela decoração. Escreve sobre plantas de todas as cores e feitios possíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

10 fantásticos passeios em família no Norte de Portugal

Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar formas de entretenimento para as férias das crianças, que sejam...

12 passadiços, cascatas e lagoas para descobrir no Norte de Portugal

O Norte de Portugal tem ainda muitos locais quase desconhecidos para a maioria dos turistas, talvez porque são...

10 dos melhores locais para visitar no Douro

O Douro é, sem dúvida, um dos locais mais especiais e bonitos de Portugal. O rio criou o...

8 belíssimos locais perto de Lisboa para visitar em família

É o dilema mais comum em quase todas as famílias lisboetas, especialmente durante os fins de semana ou...