Sábado, 24 Setembro, 2022

10 plantas de exterior resistentes durante todo o ano

Data:

Partilhar:

As plantas são essenciais para muitas pessoas. Na grande maioria das casas há sempre algumas, quer dentro de casa quer ao ar livre pois, além de serem um elemento que dá mais vida e cor, também proporcionam companhia e é encantador vê-las crescer e evoluir ao longo dos meses e anos.

Como nem todos têm os mesmos conhecimentos e competências para cuidar delas e, além disso, as alterações climáticas estão a alterar as estações, com mais calor e frio extremos do que há alguns anos, sugerimos algumas das plantas de exterior mais resistentes ao frio e ao calor, para que seja mais fácil cuidar delas e fazê-las crescer saudáveis e bonitas.

1. Oleandro

Oleandro
Oleandro

O oleandro é uma das plantas de exterior mais resistentes a temperaturas extremas. Estima-se que pode resistir ao frio e ao calor até 12° abaixo de zero e até 40°, pelo que pode ser considerada uma planta verdadeiramente resistente.

O seu cuidado também não é muito exigente, e regá-lo duas a três vezes por semana é normalmente suficiente. O melhor é que quando os meses ensolarados chegam, brotam flores maravilhosas e coloridas que o fazem ser a estrela principal do jardim.

2. Alfazema

Alfazema
Alfazema

Na verdade, existem vários tipos de lavanda (o outro nome da alfazema), todas elas crescendo ao ar livre. Mas a que gostaríamos de recomendar nesta lista é a variante originária dos campos de França e Itália, a qual, além de ser muito bonita quando em flor, também tem usos cosméticos e serve para fazer chá.

Não precisa de demasiados cuidados e sobrevive com pouca água. São também bastante resistentes ao frio, mas precisam de muita luz solar para crescerem no seu melhor. Em condições óptimas, podem crescer bem acima de um metro de altura e terão um óptimo aspecto no seu jardim exterior.

3. Rosas

Rosas
Rosas

Embora existam muitas variedades de roseiras, vamos concentrar-nos nesta, que é a mais comum em Portugal e nos países vizinhos. E sim, embora possa parecer uma flor tão frágil e que requerer cuidados detalhados, a roseira é uma planta muito resistente e fácil de ter num jardim ao ar livre.

A sua resistência às temperaturas pode surpreendê-lo, e também não exige grandes quantidades de água. Se as podarmos corretamente durante o Inverno, elas brotarão flores bonitas e muito perfumadas na Primavera.

4. Sardinheiras

Sardinheiras
Sardinheiras

As sardinheiras (também conhecidas como gerânios) são uma das plantas de exterior mais populares e apelativas nos jardins portugueses. Para além das suas flores coloridas, são muito resistentes ao sol e ao calor.

Também não são excessivamente fracas em baixas temperaturas (a não ser que haja geadas fortes e frequentes) e regá-las de tempos a tempos é normalmente suficiente. Florescem durante todo o ano, o que é uma verdadeira vantagem se quiser que o seu jardim tenha um aspecto mais alegre.

5. Petúnias

Petúnias
Petúnias

As petúnias são outra daquelas plantas super resistentes ao calor que povoam milhares de jardins e varandas exteriores. O bom é que, mesmo no Verão, o sol não é normalmente um problema para elas. O que se deve ter em conta é que não lhes falte água e que o solo tenha a capacidade de drenar bem.

Outro ponto positivo é que também têm flores durante todo o ano e são muito bonitas, com uma vasta gama de cores que irão enriquecer a paisagem do seu jardim.

6. Suculentas

Suculentas
Suculentas

Há muitas plantas suculentas e a maioria delas são muito resistentes e também ideais para espaços exteriores. Muitas pessoas também as têm dentro de casa porque não ocupam muito espaço e são muito atraentes, mas a facilidade com que um bom conjunto de suculentas pode ser montado torna-as candidatas perfeitas para qualquer canto do seu jardim exterior.

Não tendem a crescer muito, pelo que o seu papel em termos estéticos pode ser mais discreto ou secundário em relação a outras plantas de exterior, mas serão a companhia ideal para muitas delas. A procura por este tipo de plantas é cada vez maior, especialmente pelas suculentas raras.

7. Dicondra

Dicondra
Dicondra

Se quiser que o seu jardim exterior tenha um pouco de tudo, ou se precisar realmente de uma planta que seja absolutamente versátil, a dicondra é o que procura. Embora o nome possa soar um pouco estranho, é uma planta bem conhecida dos jardineiros de exterior devido à sua tremenda versatilidade.

As suas folhas são em forma de rim, o que lhe dá outro nome pelo qual é bastante conhecido, e muitas pessoas usam-no como substituto da relva devido à sua enorme dureza.

8. Amor perfeito

Amor perfeito
Amor perfeito

Embora não seja a planta de exterior mais resistente, também não se pode dizer que seja frágil. E tem outros pontos a seu favor que a tornam numa planta muito interessante para plantar ao ar livre, tanto em vasos como no solo.

As suas flores são muito coloridas, e crescem nos meses mais frios do ano, no Outono e no Inverno, pelo que trará uma cor distinta ao seu jardim numa época do ano em que raramente existe floração.

9. Zamioculca

Zamioculca
Zamioculca

Esta é uma das plantas mais resistentes. Na realidade, a sua aparência robusta e firme faz com que pareça indestrutível. Não é assim tão robusta, especialmente se for plantada em lugares escuros e demasiado frios, mas este não é o caso mais comum nos jardins exteriores de Portugal.

Não requer muitos cuidados e pode atingir uma altura de até um metro, o que é óptimo tendo em conta as suas baixas exigências.

10. Aspidistra

Aspidistra [Aspidistra elatior]
Aspidistra [Aspidistra elatior]

Provavelmente já viu esta planta em muitos jardins exteriores, bem como em interiores, embora talvez nunca se tenha questionado sobre o seu nome. É uma das plantas mais resistentes desta lista, e pode facilmente resistir a temperaturas tão baixas como 0°C. É uma planta que não precisa de muitos cuidados.

Também não precisa de muita água e pode crescer sem problemas na sombra. Assim, pode colocá-la em quase qualquer canto do seu jardim ou até numa sala interior, se assim o desejar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

7 aldeias pouco conhecidas para visitar no Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

7 das mais bonitas aldeias históricas de Portugal

Localizadas no centro do país, especialmente perto da fronteira com Espanha, a rede de aldeias históricas de Portugal...

As 6 melhores aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

A Serra da Lousã é ainda um pequeno tesouro por descobrir para a maioria dos portugueses. Por entre...

Palácio da Pena: o monumento mais bonito de Portugal

Não é tarefa fácil escolher qual é o mais belo monumento em Portugal, até porque é um país...