Domingo, 25 Setembro, 2022

7 locais para descobrir o melhor da Natureza no Norte de Portugal

Data:

Partilhar:

O Norte de Portugal é rico em destinos de natureza, em que praias, cascatas, rios e montanhas moldam a paisagem e a tornam única, dando ainda mais relevo às aldeias que encontramos perdidas no meio desse cenário natural, existindo opções para todos os gostos. É também a região de Portugal com uma maior área de zonas protegidas ambientalmente.

O grande ícone natural do Norte de Portugal é o Parque Nacional da Peneda Gerês. Mas existem outros locais que merecem também um destaque especial. Montesinho, Douro Internacional, Marão e Alvão são apenas alguns dos exemplos do que a natureza tem de melhor nesta região do país.

Nos últimos anos tem aumentado a procura pelo turismo de Natureza e são muitas as opções de atividades, que incluem caminhadas em passadiços, desportos radicais ou descidas de rios. Descubra alguns dos melhores locais para contemplar todo o esplendor da natureza do Norte de Portugal.

1. Cascata do Pincho

Cascata do Pincho
Cascata do Pincho

Encontra-se a pouco mais de vinte quilómetros de Viana do Castelo, mais precisamente na Serra d’Arga que constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela imensidão de paisagens verdejantes como também pelos seus valores naturais e património cultural. Nos pontos mais altos, é possível deparar-se com algumas áreas naturais com uma rara beleza e uma enorme diversidade florística.

Para além da sua localização privilegiada, a Cascata do Pincho é a mais exuberante entre todas as quedas de água do rio Âncora, devido às suas águas cristalinas e uma das mais bonitas do Norte de Portugal.

2. Cascatas do Rio Poio

Cascatas do Rio Poio
Cascatas do Rio Poio

A aldeia de Alvadia é atravessada pelas águas do rio Poio, que foram usadas muitos anos para o funcionamento de moinhos e azenhas, alguns ainda visíveis em locais pouco acessíveis deste curso de água. É neste local que se situa a cascata Cai d’Alto, na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena, Vila Real.

Esta cascata tem cerca de 60 metros de altura e nasce junto da povoação de Lamas. O curso de água conflui numa lagoa, sendo que o local é muito usado na prática de desportos como a canoagem e canyoning. O rio Poio é um dos mais bonitos e selvagens do Norte de Portugal.

3. Rio Bestança

Rio Bestança
Rio Bestança

O Bestança nasce a 1229 m de altitude, em plena Serra de Montemuro, tendo uma dimensão de 13,5 km. Desagua em Porto Antigo, na margem esquerda de uma das maiores albufeiras do Douro, situada entre Oliveira do Douro e Cinfães. O seu nome advém de “bestias”, aludindo ao facto de correr naturalmente em zonas de fauna e flora selvagens.

Este é um dos rios com melhor qualidade ambiental em Portugal. Uma vez que todo o curso fluvial se encontra bem conservado e com um ecossistema sustentável, o rio Bestança foi integrado na Rede Natura 2000 e foi classificado como Biótopo Corine, assumindo assim uma importância ecológica nacional e internacional de grande valor.

4. Poças do Malho

Poças do Malho
Poças do Malho

As Poças do Malho são 4 poços bem fundos com 4 belas quedas de água no Rio Castro Laboreiro, mais ou menos entre a Mistura das Águas (ponto em que o Rio Peneda se encontra com o Laboreiro) e Ribeiro de Baixo. Servem de fronteira entre Portugal e Espanha.

A melhor forma de chegar até este local é pelo lado espanhol, numa rota que tem início quando quando a estrada que liga Olelas à Mistura das Águas termina. Decorre sempre do lado direito do Rio Laboreiro, no lado espanhol do Parque Nacional Peneda Gerês.

5. Mata da Albergaria

Mata da Albergaria
Mata da Albergaria

Se há local que parece saído de um conto de fadas, onde quase esperamos encontrar em cada recanto um ser mitológico, esse local é a Mata da Albergaria, no Gerês. É um local quase mágico, com árvores seculares, ribeiros de águas cristalinas com lagoas e cascatas e até caminhos construídos pelos romanos. É um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda Gerês.

6. Lagoa dos Druidas

Lagoa dos Druidas
Lagoa dos Druidas

É uma das lagoas mais secretas do Gerês. Fica bem perto da aldeia de Tibo, freguesia de Gavieiras. A melhor forma de chegar até ela é seguindo um dos trilhos mais bonitos do parque, o trilho da Mistura das Águas.

A Lagoa dos Druidas é um pequeno recanto no meio do paraíso onde se pode refrescar numa tarde quente de Verão. As águas são límpidas e cristalinas. E bem perto pode também visitar as fechas do Malho, outro paraíso quase secreto do Parque Nacional Peneda Gerês.

7. Parque Natural de Montesinho

Parque Natural de Montesinho
Parque Natural de Montesinho

No extremo de Trás-os-Montes, encontra-se um dos maiores parques naturais de Portugal. A sua área é bastante extensa e conta com lindíssimas paisagens verdes, bem como algumas encantadoras aldeias, tais como Montesinho, Gimonde ou Rio de Onor.

Não perca a paisagem do alto da Serra, seja no pico do calor ou no extremo do frio, clima tão típico de Trás-os-Montes. Se gosta de animais, passe no Parque Biológico de Vinhais, para aprender e observar diversas raças autóctones, como, por exemplo, os amigáveis Burros de Miranda ou os adoráveis porcos bísaros.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

7 aldeias pouco conhecidas para visitar no Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

7 das mais bonitas aldeias históricas de Portugal

Localizadas no centro do país, especialmente perto da fronteira com Espanha, a rede de aldeias históricas de Portugal...

As 6 melhores aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

A Serra da Lousã é ainda um pequeno tesouro por descobrir para a maioria dos portugueses. Por entre...

Palácio da Pena: o monumento mais bonito de Portugal

Não é tarefa fácil escolher qual é o mais belo monumento em Portugal, até porque é um país...