Sexta-feira, 13 Janeiro, 2023

5 aldeias quase desconhecidas para visitar em Trás-os-Montes

Data:

Partilhar:

A região de Trás-os-Montes é rica em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são preservados muitos dos hábitos antigos das suas populações. Apesar de o progresso ter tomado conta de muitas delas, ainda existem algumas típicas e tradicionais, repletas de pequenos detalhes que nos fazem viajar no tempo.

Seja em no Douro, em Montesinho ou no Parque Nacional da Peneda Gerês, muitas destas aldeias começam agora a ganhar uma nova vida depois de algumas décadas de abandono. Motivadas pelo amor à terra e pelas tradições, existem pessoas que estão a recuperar casas ou aldeias inteiras com o intuito de voltar a dar-lhes a vida que outrora tiveram.

Visitar estas aldeias é mergulhar no mais profundo da nossa cultura, das nossas tradições e daquilo que somos enquanto povo. Preservá-las e estimá-las é respeitar a nossa história e assegurar que os nossos descendentes também as possam visitar. Descubra algumas das mais secretas aldeias de Trás-os-Montes.

1. Travassos do Rio

Travassos do Rio (Fernando Ribeiro)
Travassos do Rio (Fernando Ribeiro)

Existem 2 aldeias com o nome Travassos em Montalegre. A esta é acrescentado “do Rio” por se localizar ao longo do vale do rio Cávado. É uma típica aldeia transmontana que fica já dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês. As suas ruas e as suas casas são em pedra e o aspeto rústico está presente em todo o lado.

Travassos do Rio é famosa graças a um dos mais curiosos monumentos de Trás-os-Montes: a Torre do Boi. Esta enorme construção foi erigida em honra a um lendário boi da aldeia, animal muito importante nesta região, tanto pela carne como pelas famosas “chegas de bois”. Ao que parece, o lendário boi foi um campeão imbatível destas lutas.

Longe de tudo e de todos, Travassos do Rio conseguiu manter-se como uma aldeia típica e pouco afetada pelas construções modernas que tanto descaracterizaram outras aldeias. Um passeio pelas suas ruas permite descobrir fontes de água, fornos, casebres para animais e, claro, a famosa Torre do Boi.

2. Lamas de Olo

Lamas de Olo
Lamas de Olo

Situada a mil metros de altitude, no concelho de Vila Real, a aldeia de Lamas de Olo é um tesouro escondido em Trás-os-Montes. A quem a visita, esta aldeia deixa a sensação de ter viajado no tempo e certamente vontade de regressar. Aqui ainda é possível encontrar algumas das mais genuínas tradições e paisagens transmontanas.

Esta pequena aldeia conta com menos de 200 habitantes e preserva o mesmo aspeto simples e tradicional da sua origem. As típicas casas de granito e telhados de colmo, a tranquilidade da Natureza em redor e a presença ainda marcada da agricultura e pecuária tornam Lamas de Olo uma verdadeira relíquia que prova ser possível resistir à passagem do tempo.

3. Varge

Varge
Varge

A pequena e singela aldeia de Varge localiza-se no concelho de Bragança, no coração do Parque Natural de Montesinho, em Trás-os-Montes. É uma das mais típicas e genuínas aldeias transmontanas e famosa pelos seus caretos: os caretos de Varge. Mas ao contrário do que acontece em Podence, aqui os caretos andam à solta pelas ruas durante o Natal e não no Carnaval.

Chamam-lhe a “Festa dos Rapazes” e acontece todos os anos durante o solstício de Inverno. Entre os dias 24 e 26 de Dezembro, os jovens da aldeia (mesmo aqueles que partiram para outras paragens) reúnem-se para dar vida a uma das mais emblemáticas tradições populares portuguesas.

Fazem-no com um orgulho imenso na sua terra, na sua cultura e nas suas tradições. É um misto de honra, de dedicação e de respeito pelas suas origens que os motiva para que esta tradição secular se mantenha viva. Esteve quase a cair no esquecimento, tal como outras festas de outros caretos transmontanos, mas sobreviveu e hoje está mais forte do que nunca.

4. São Xisto

São Xisto
São Xisto

Como o próprio nome indica, aqui domina o xisto, em contraste com a margem oposto do rio Douro que daqui é possível avistar. Localizada em São João da Pesqueira, em pleno Douro vinhateiro, a aldeia de São Xisto é dominada por uma paisagem de cortar a respiração.

Aprecie os socalcos das vinhas, os típicos muros de pedra e as suas casas tradicionais. Mas não fique por aqui! Uma capela, uma fonte centenária e o Mirante Anjo Arrependido são outras das atrações de São Xisto. Perca também algum tempo a visitar os tradicionais lagares de vinho e de azeite.

5. Vilarinho de Negrões

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Em Montalegre, existe uma aldeia de uma beleza inigualável e muito pitoresca, que parece crescer por sobre a água. Afinal, as casas estão praticamente rodeadas por água, o que lhe dá um aspeto único no nosso país.

Falamos da aldeia de Vilarinho de Negrões, um local que merece a sua visita mais demorada, para que possa conhecer as imediações, o património natural e arquitetónico e deliciar-se com as iguarias regionais. Aqui, conseguirá encontrar sossego e tranquilidade, perfeito quer seja para uma viagem sozinho quer em família.

Situada na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, cuja construção terminou em 1964, Vilarinho de Negrões encontra-se numa península estreita, com os seus casarios típicos da região a espraiarem-se por esta língua de terra.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

7 locais desconhecidos para uma escapadinha no Norte de Portugal

O Norte de Portugal tem ainda muitos sítios quase secretos e que a maioria dos turistas não conhece....

12 plantas que espantam mosquitos e que funcionam como repelentes naturais

Com a chegada do tempo quente, chegam também os insetos, como os mosquitos e as moscas. Nesses casos,...

7 das mais bonitas flores azuis para oferecer ou plantar no seu jardim

As flores azuis costumam ter uma conotação sentimental, estando ao mesmo tempo rodeadas de uma certa aura de...

Os 9 melhores locais para ver neve na Serra da Estrela

Sempre que chegam os dias frios do Inverno, os portugueses rumam à Serra da Estrela em busca de...