Segunda-feira, 16 Janeiro, 2023

7 locais fora dos roteiros turísticos para descobrir na Serra da Estrela

Data:

Partilhar:

Ainda existem locais sem turismo massificado na Serra da Estrela? Claro que sim! O ponto mais alto de Portugal Continental esconde segredos ainda pouco desvendados pelos turistas que aqui acorrem. A grande maioria chega à serra em busca de um pouco de neve sem imaginar que toda esta região é ainda muito mais bonita e interessante nas outras épocas do ano.

A Serra da Estrela tem todas as condições para proporcionar aos seus visitantes uma experiência única, seja apenas em passeio ou também em estadias mais prolongadas. São dezenas de pequenas aldeias típicas e há ainda cascatas, bosques centenários e vales glaciares para descobrir.

Por isso mesmo, se tiver a oportunidade de visitar esta região fora da época do Inverno, aproveite e passe aqui alguns dias em busca dos seus locais mais secretos. Descubra alguns dos locais menos conhecidos da Serra da Estrela e que que quase nunca constam dos roteiros turísticos.

1. Vide

Vide
Vide

Vide é um local especial, até porque faz a transição entre a serra da Estrela e a serra do Açor, mundos diferentes que se refletem na perfeição nesta pequena aldeia, como se as ruas e casas em xisto andassem lado a lado com a dureza do granito.

Antigamente, Vide era inteiramente construída em xisto, mas, com a emigração dos anos 50 do século XX, a população conseguiu mais recursos e, assim, começaram a pintar as casas de branco. Apesar disso, nos últimos anos, várias casas foram recuperadas mantendo a sua traça original de xisto.

2. Videmonte

Videmonte
Videmonte

A Serra da Estrela continua a ser uma caixinha de surpresas e continua a revelar pequenos recantos, quase secretos, acolhedores e repletos de tradição. É o caso da pequena aldeia de montanha de Videmonte, no concelho da Guarda. Tem menos de 1000 habitantes mas é uma aldeia repleta de energia e com muito para visitar.

Videmonte tem vindo a ganhar mais destaque desde que integrou a rede de aldeias de montanha, um projeto recente que inclui povoações das serras da Estrela e da Gardunha. O objetivo é dar a conhecer e promover o melhor e o mais genuíno que estas aldeias têm para oferecer a quem as visita.

3. Nave da Mestra

Nave da Mestra
Nave da Mestra

Trata-se, talvez, de um dos locais mais secretos da Serra da Estrela. Localiza-se a 1700 metros de altitude, em pleno planalto da serra, e chegar lá não é tarefa fácil. Mas o esforço compensa, certamente. Afinal de contas, estamos num local muito pouco explorado e quase desconhecido pela maioria das pessoas. Chegar à Nave da Mestra é quase descobrir um local só nosso.

Os campos são verdes, os blocos de granito fraturados estão por todos os lados e um pequeno riacho de águas cristalinas, que corre serenamente, dá um ar mágico a este local. Ao fundo vê-se o vale glaciar que leva até Manteigas do lado direito, entre o Cântaro Magro e o Cântaro Gordo, está o Covão da Ametade, onde nasce o rio Zêzere.

4. Unhais da Serra

Unhais da Serra
Unhais da Serra

Unhais da Serra é uma bonita vila pertencente ao concelho da Covilhã, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Oferece a todos os visitantes uma excelente hospitalidade, como a grande maioria do território português, e um termalismo de qualidade. É um dos melhores locais do parque natural para fazer uma escapadinha capaz de fazer recuperar as energias perdidas.

Em Unhais da Serra, o Miradouro do Cruzeiro, com vista para toda a vila, é um dos principais pontos de interesse. Daí, é possível ver a prainha de Unhais, onde se pode refrescar nos meses quentes, bem como moinhos de água e belas cascatas chamadas Poço da Nogueira, Poço da Cal e Poço da Pinha, existentes ao longo da ribeira de Unhais.

5. Casa da Fraga

Casa da Fraga
Casa da Fraga

Casas de pedra há muitas em Portugal, é verdade, mas não se pode dizer de muitas que tenham sido responsáveis por dar origem a uma aldeia. Pode parecer estranho, mas é verdade: afinal, as Penhas Douradas na Serra da Estrela, do alto dos seus 1500 metros, não existiriam se não fosse pela Casa da Fraga, ou, pelo menos, não seria certamente o que hoje é.

Consegue-se perceber que esta casa abrigou alguém, embora não pareça ser ela a famosa casa que deu origem à fama da aldeia. Se quisermos saber como era este espaço antes, apenas temos uma descrição da casa no livro “Quatro dias na Serra da Estrella”, de Emygdio Navarro, de 1884, que nos descreve como era difícil encontrar a casa, de tal forma ela estava disfarçada na pedra granítica. 

6. Poço da Broca de Aguincho

Poço da Broca de Aguincho
Poço da Broca de Aguincho

Tal como o nome indica, localiza-se perto da aldeia de Aguincho, localizada entre Vide e Vasco Esteves. É uma das lagoas da serra da Estrela de mais fácil acesso, bastando conduzir pela EM518. Aliás, ao longo desta estrada é também possível encontrar o Poço da Broca de Barriosa, talvez o mais famoso de todos os poços..

7. Verdelhos

Verdelhos
Verdelhos

A aldeia de Verdelhos está em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, e, como o nome indica, o verde é a cor dominante nesta pequena pérola do concelho da Covilhã. Se aprecia turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas frescas durante o verão, este é o local para si. Para além de duas praias fluviais e de um parque de campismo perto da aldeia, poderá encontrar diversos trilhos pedestres para explorar os arredores.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

As 10 vilas e cidades mais bonitas do Centro de Portugal

O Centro de Portugal é todo um país dentro do nosso país, devido à sua extraordinária diversidade, podendo-nos...

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural em Trás-os-Montes

Trás-os-Montes é sinónimo de descanso, aventura, natureza e tradição e ganha cada vez mais força como destino de...

7 locais quase desconhecidos para uma escapadinha no Centro de Portugal

O Centro de Portugal tem ainda muitos sítios quase secretos e que a maioria dos turistas não conhece....

7 locais desconhecidos para uma escapadinha no Norte de Portugal

O Norte de Portugal tem ainda muitos sítios quase secretos e que a maioria dos turistas não conhece....