Sexta-feira, 13 Janeiro, 2023

8 cascatas e passadiços para visitar no Centro de Portugal

Data:

Partilhar:

Não há quem resista a uma imponente cascata ou a um passadiço para dar uma caminhada em plena natureza. E se no final do passadiço existir uma cascata? Melhor ainda, certo? Tudo isso é possível no Centro de Portugal, talvez a região do país com mais passadiços e cascatas de encantar e que podem ser visitadas em segurança.

Nos últimos anos, a febre dos passadiços levou à construção de muitos caminhos deste género, sendo que alguns deles conduzem até deslumbrantes cascatas. Se por um lado se perde a magia de caminhar na natureza até elas, é preciso reconhecer que o acesso ficou muito mais fácil, especialmente para quem tem problemas de locomoção.

Por isso mesmo, seja através de passadiços ou de trilhos pelo meio da floresta que conduzem até quedas de água deslumbrantes, meta-se ao caminho e parta à descoberta de um país que não conhece. Descubra algumas das mais bonitas cascatas e dos melhores passadiços do Centro de Portugal.

1. Passadiços do Paiva

Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva

São os passadiços mais conhecidos e premiados de Portugal, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Liga as praias fluviais de Areinho e da Espiunca e tem uma extensão total de 8,7km. O passadiço em madeira acompanha o rio Paiva no Geopark de Arouca.

O percurso demorar cerca de 2h30 a completar e é de dificuldade um pouco mais elevada graças às subidas e descidas acentuadas. Aqui poderá também encontrar a maior ponte pedonal suspensa do mundo, aberta recentemente ao público.

2. Cascata da Fraga da Pena

Cascata da Fraga da Pena
Cascata da Fraga da Pena

Na área Protegida da Serra do Açor, em plena Mata da Margaraça, pode encontrar esta cascata idílica, onde a água abre espaço entre a rocha e a vegetação, para se despenhar de uma altura de mais de 20 metros.

O local permanece intocado, pelo que é um bom sítio para se maravilhar com a flora e fauna locais. Destaque para alguns antigos exemplares, nas margens, de carvalho-alvarinho, de castanheiro, de medronheiro e de trovisco.

3. Passadiços do Gresso

Passadiços do Gresso
Passadiços do Gresso

Apesar de terem apenas 1,5 quilómetros, a sua beleza não deixa ninguém indiferente a quem segue o passadiço. Começando em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, este passadiço circular acompanha o percurso do rio Gresso, com nascente na serra do Arestal.

O percurso, com quatro pontes e algumas escadas em madeira, torna-se ainda mais especial com as diversas cascatas e quedas de água. A maioria do percurso encontra-se à sombra das árvores da montanha e é refrescado pela água que cai serra abaixo.

4. Cascata da Cabreia

Cascata da Cabreia
Cascata da Cabreia

Considerada a mais fotogénica cascata do Centro de Portugal, encontra-se inserida num parque de lazer onde as águas límpidas do rio Mau caem de uma altura de 25 metros, em Sever do Vouga. Está rodeada de vegetação luxuriante e tem locais onde pode tomar um banho refrescante.

Pode também encontrar várias mesas para fazer um piquenique, existindo a possibilidade de fazer percursos pedestres até às Minas do Braçal. Ao lado da cascata, encontra também um parque de merendas com diversas estruturas de apoio, num espaço que, na maioria das vezes, não tem visitantes.

5. Passadiços da Ribeira de Quelhas

Passadiços da Ribeira de Quelhas
Passadiços da Ribeira de Quelhas

A Ribeira de Quelhas é um dos segredos mais bem guardados da Serra da Lousã. Ou melhor… era! Deixou de o ser desde que aqui foram construídos estes passadiços. Para descobrir as suas cascatas e lagoas naturais era necessário fazer uma caminhada difícil e exigente que se tornou mais fácil com a chegada dos passadiços. Não se esqueça de levar consigo bastante água, calçado confortável e protetor solar!

6. Poço do Inferno

Poço do Inferno
Poço do Inferno

Situa-se na Ribeira de Leandres e é um ponto alto com 1100 metros. O Poço do Inferno é um dos ex-libris da Serra e é rodeado pela mãe-natureza que é a causa de toda aquela beleza paisagística. 

A linha de água da cascata mantém contacto com o granito das rochas e, no Inverno, são várias as vezes que a água congela e isso cria (ainda mais) encantos a este paraíso natural com 10 metros de altura.

7. Passadiços do Penedo Furado

Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado

São um dos mais pequenos nesta lista dos melhores passadiços do Centro de Portugal mas não ficam a dever nada aos outros no que diz respeito à beleza e à paisagem circundante. Têm apenas 700 metros (1400, se fizer ida e volta).

Através deles é possível chegar à deslumbrante cascata do Penedo Furado, um dos segredos mais bem guardados do centro de Portugal. E existe uma surpresa: quando chegar à cascata do Penedo Furado, suba os degraus na rocha e encontra mais uma cascata com uma lagoa onde pode mergulhar nos dias quentes de Verão.

8. Cascata do Penedo Furado

Cascata do Penedo Furado
Cascata do Penedo Furado

Pode não ter a grandiosidade de outras cascatas desta lista, mas a cascata do Penedo Furado, em Vila Rei, deslumbra sobretudo pela sua envolvência, pela sua lagoa de águas cristalinas e pelo caminho até ela. O caminho é feito através dos passadiços do Penedo Furado (1.4 quilómetros de ida e volta que valem cada metro do percurso).

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

7 locais quase desconhecidos para uma escapadinha no Centro de Portugal

O Centro de Portugal tem ainda muitos sítios quase secretos e que a maioria dos turistas não conhece....

7 locais desconhecidos para uma escapadinha no Norte de Portugal

O Norte de Portugal tem ainda muitos sítios quase secretos e que a maioria dos turistas não conhece....

12 plantas que espantam mosquitos e que funcionam como repelentes naturais

Com a chegada do tempo quente, chegam também os insetos, como os mosquitos e as moscas. Nesses casos,...

7 das mais bonitas flores azuis para oferecer ou plantar no seu jardim

As flores azuis costumam ter uma conotação sentimental, estando ao mesmo tempo rodeadas de uma certa aura de...