Sábado, 21 Janeiro, 2023

8 locais para apreciar o melhor da Natureza no Alentejo

Data:

Partilhar:

O Alentejo é rico em destinos de natureza, em que praias, cascatas, rios e montes ondulados moldam a paisagem e a tornam única, dando ainda mais relevo às aldeias caiadas de branco que encontramos perdidas no meio desse cenário natural, existindo opções para todos os gostos.

O grande ícone natural do Alentejo é, talvez, o Parque Natural do Guadiana. Mas existem outros locais que merecem também um destaque especial. O Parque Natural da Serra de São Mamede e a Costa Vicentina também guardam pequenos segredos que valem a pena serem descobertos. Praias selvagens, cascatas e pequenas lagoas são alguns deles.

Nos últimos anos tem aumentado a procura pelo turismo de Natureza e são muitas as opções de atividades, que incluem caminhadas em passadiços, desportos radicais ou descidas de rios. Descubra alguns dos melhores destinos de Natureza no Alentejo.

1. Cascata do Pego do Inferno

Cascata do Pego do Inferno
Cascata do Pego do Inferno

Também se chama Cascata dos Mosteiros e talvez fosse mais indicado utilizar este nome para não a confundir com outra cascata com a mesma designação mas localizada no Algarve. Aliás, o nome vem da aldeia mais próxima a esta cascata: Mosteiros.

A partir de Portalegre em direção a Mosteiros, a cascata localiza-se um pouco antes de chegar à aldeia. Para lá chegar, procure pela rua de São Bento, uma pequena via que conduz à aldeia através do campo de futebol. Nessa rua existe um parque de estacionamento improvisado em terra batida. Deixe o carro e siga pela ladeira abaixo durante 5 minutos até chegar à cascata.

2. Parque de Natureza de Noudar

Parque de Natureza de Noudar
Parque de Natureza de Noudar

O Parque de Natureza de Noudar é um dos recantos mais secretos do Alentejo. Localiza-se na Herdade da Coitadinha, encaixado entre o rio Ardila e a ribeira de Múrtega, no concelho de Barrancos. Para além de todo o seu encanto natural, o lince ibérico é a sua grande estrela e aqui se tem promovido a sua reprodução e reintrodução no habitat.

O parque é dominado pelo seu castelo, o Castelo de Noudar, acabado de construir em 1307, a mando de D. Dinis. Não foi por acaso que se escolheu este local para construí-lo: fica bem perto de Espanha, no alto de um monte, e daqui se avista grande parte da região fronteiriça.

3. Cascata do Pulo do Lobo

Cascata do Pulo do Lobo
Cascata do Pulo do Lobo

É a maior cascata do sul de Portugal, com 15 metros de altura, e um lugar a não perder quando estiver de passagem por Mértola, no Alentejo. Fica no Parque Natural do Vale do Guadiana, uma área florestal protegida que abrange os concelhos de Mértola e Serpa, próxima da fronteira espanhola.

Existe um trilho circular, com cerca de 6 km, que é a melhor sugestão para ir até ao Pulo do Lobo, ao mesmo tempo que aprecia a calma e sossego do Alentejo. É considerado de dificuldade média, pelo que é ideal se já tem experiência ou gosto por este tipo de percurso.

4. Cascata da Cabroeira

Cascata da Cabroeira
Cascata da Cabroeira

Também chamada “Cascata da Rabaça”, esta é uma das mais imponentes quedas de água da Serra de São Mamede e de todo o Alentejo. Mas dar com ela pode não ser tão fácil. Está localizada já quase na fronteira com Espanha perto de uma pequena aldeia chamada Rabaça (daí a razão do seu outro nome oficial).

Para lá chegar, deve seguir pela M1044 em direção à aldeia de Cabroeira de Baixo. Estacione o seu carro na berma da estrada, 2 quilómetros antes de chegar à aldeia. A partir daqui, são apenas 1000 metros a pé até um penhasco de onde avista a cascata e onde pode observar uma paisagem deslumbrante e pouco comum para o Alentejo.

5. Passadiços do Alamal

Passadiços do Alamal
Passadiços do Alamal

É um Alentejo diferente aquele que podemos contemplar enquanto caminhamos pelos passadiços do Alamal. Um Alentejo à beira rio e com o Castelo de Belver bem imponente, lá no alto, a dominar a paisagem circundante.

O percurso tem início na Praia Fluvial do Alamal e termina na centenária Ponte de Belver. Pelo caminho, pode desfrutar de uma caminhada longe da confusão da cidade, seguindo sempre a margem do Tejo.

6. Passadiços do Gameiro

Passadiços do Gameiro
Passadiços do Gameiro

Com início na praia fluvial do Gameiro, este passadiço segue sempre junto ao rio Raia e a paisagem circundante é a tipicamente alentejana, com os seus montados de ondulação suave.

Localizado no concelho de Mora, tem apenas 1.5 quilómetros de extensão. No entanto, está inserido num trilho pedestre que lhe permite aumentar a distância até aos 5.5 quilómetros e que passa pelos típicos montados alentejanos. Um passeio a não perder!

7. Pego das Pias (Odemira)

Pego das Pias
Pego das Pias

A norte da freguesia de S. Salvador, entre S. Luís e Odemira, encontrará este local de extrema beleza. Esta atração, isolada entre rochas, não tem intervenção humana, sendo cem por cento natural. O nome vem das cavidades circulares da rocha, provocadas por redemoinhos existentes na altura em que o nível das águas era superior ao atual. 

8. Passadiços da Serra d’Ossa

Passadiços da Serra d'Ossa
Passadiços da Serra d’Ossa

Perto do Redondo, no Alentejo, os novos passadiços da Serra d’Ossa contam com quase 2 quilómetros de extensão. Ligam a aldeia da Serra à Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem. O percurso faz-se por entre o arvoredo e conta com alguns degraus, mas a caminhada compensa.

Além da natureza, é possível deslumbrar-se com algumas grutas naturais construídas pelos frades eremitas que viviam na Ermida. Se optar por realizar todo o percurso, incluindo a parte sem passadiços de madeira, são 7.7 km, ida e volta.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural no Algarve

Quem disse que no Algarve apenas existiam praias? Aqui, perto do mar ou em plena serra algarvia, é...

10 dos locais mais bonitos do Gerês

O Gerês é um local especial, sem dúvida. E apesar de ser popularmente conhecido por este nome, o...

8 locais perfeitos para uma escapadinha romântica no Norte de Portugal

De vez em quando é necessário apimentar um pouco as coisas ou, simplesmente, ter um tempo de paz,...

Os 10 locais mais paradisíacos do Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em destinos de natureza, com praias, cascatas, rios e montanhas a moldar...