O bacalhau é mais do que um peixe para os portugueses. É uma parte da nossa cultura, da nossa história, da nossa identidade. Desde os tempos dos descobrimentos, que o bacalhau nos acompanha nas nossas viagens, nas nossas mesas, nas nossas festas. Diz-se que há mais de mil maneiras de cozinhar o bacalhau, e cada uma delas tem o seu encanto e o seu sabor.
Uma das receitas mais tradicionais e apreciadas é o bacalhau com broa e batatas a murro. É um prato simples mas rico em texturas e aromas, que combina o bacalhau cozido com uma crosta crocante de broa de milho, alho e salsa, e as batatas assadas com um toque de azeite e vinagre. É uma receita que agrada a todos, desde os mais pequenos aos mais graúdos, e que faz as delícias de qualquer paladar.
O bacalhau com broa e batatas a murro é uma receita ideal para um almoço de domingo em família. É fácil de preparar e não requer muitos ingredientes. Depois é só servir com uma salada verde ou um esparregado de espinafres, e regar com um pouco de azeite a gosto. Vai ver como vai surpreender a sua família e amigos com este prato delicioso. Vamos começar?
Ingredientes:
- 4 postas de bacalhau demolhado
- 800 g de batatinhas pequenas
- 200 g de broa de milho
- 4 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Salsa picada a gosto
Preparação:
- Comece por cozer o bacalhau em água fervente durante cerca de 10 minutos, ou até que se solte em lascas. Escorra e reserve.
- Lave bem as batatinhas e coza-as em água temperada com sal durante cerca de 15 minutos, ou até que fiquem macias. Escorra e dê um pequeno murro em cada uma delas para abrir um pouco.
- Coloque as batatas num tabuleiro e regue com metade do azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes.
- Entretanto, esfarele a broa de milho num processador ou com as mãos. Pique os dentes de alho e junte à broa, assim como a salsa picada. Tempere com sal e pimenta a gosto e regue com o restante azeite. Misture bem até formar uma pasta.
- Coloque as postas de bacalhau numa tabuleiro untado com um pouco de azeite. Cubra cada posta com uma camada generosa da pasta de broa, pressionando bem para aderir.
- Leve o bacalhau ao forno durante cerca de 10 minutos, ou até que a broa fique dourada e crocante.
- Retire o bacalhau e as batatas do forno e sirva em seguida, regando com um pouco de azeite a gosto.
Dicas:
- Para que o bacalhau fique bem demolhado, deve deixá-lo de molho em água fria na geladeira por pelo menos 24 horas, trocando a água várias vezes.
- Para que o bacalhau fique mais tenro e suculento, pode cozer o peixe em leite em vez de água, ou adicionar uma folha de louro e um dente de alho à água da cozedura.
- Para que as batatas fiquem mais saborosas, pode adicionar alguns dentes de alho inteiros ou esmagados à assadeira, assim como uma folha de louro ou um ramo de alecrim.
- Para que a broa fique mais húmida e fácil de espalhar sobre o bacalhau, pode adicionar um pouco mais de azeite ou um pouco de água à mistura.
- A broa mais indicada para esta receita é a broa de milho, que é mais seca e esfarela melhor do que a broa de trigo ou centeio. No entanto, pode usar qualquer tipo de broa que tenha à mão ou que prefira.
- Além das batatas a murro, pode servir este prato com uma salada verde, um esparregado de espinafres, uma cebolada ou um molho de tomate. Também pode variar as ervas aromáticas que usa na broa, como coentros, tomilho ou orégãos.
- Se sobrar bacalhau com broa e batatas a murro, pode guardá-lo num recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Para reaquecer, pode levar ao forno ou ao micro-ondas, regando com um pouco de azeite para não secar. Também pode aproveitar as sobras para fazer uma salada fria, uma tortilha, uma quiche ou um empadão.