O cabrito assado no forno é um dos pratos mais típicos da gastronomia portuguesa, especialmente nas regiões do norte do país. É uma receita que remonta aos tempos em que os pastores criavam os seus rebanhos nas montanhas e que aproveitavam a carne tenra e saborosa dos cabritos para preparar um assado delicioso e suculento.
Trata-se de uma receita que preserva a tradição e o sabor desta iguaria, mas que também lhe dá alguns toques de modernidade e de criatividade. Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer um cabrito assado no forno à moda antiga, com todos os truques e dicas para que fique perfeito.
Vai ver que é uma receita simples, mas que vai impressionar os seus convidados e fazer as delícias de toda a família. Acompanhe-nos nesta viagem gastronómica e aprenda a fazer um cabrito assado no forno à moda antiga.
Ingredientes:
- 1 cabrito com cerca de 4 kg, limpo e cortado em pedaços
- 1 kg de batatas pequenas para assar
- 4 cebolas
- 8 dentes de alho
- 4 folhas de louro
- 2 colheres de chá de colorau
- 2 dl de vinho branco
- 2 dl de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Salsa picada para decorar
Preparação:
- Comece por limpar bem o cabrito e cortá-lo em pedaços.
- Transfira-o para uma taça grande. Tempere com sal, pimenta, colorau, louro e alho picado. Regue com o vinho branco.
- Deixe marinar durante, pelo menos, 4 horas (o ideal, no entanto, é que fique de um dia para o outro no frigorífico).
- No dia de preparar o cabrito, descasque as batatas e as cebolas e corte ambas em quartos.
- Disponha-as no fundo de de um tabuleiro de ir ao forno, formando uma camada. Tempere-as com sal, pimenta e um pouco de colorau.
- Regue com um pouco de azeite e envolva bem.
- Retire os pedaços de cabrito da marinada e disponha-os por cima da camada de batatas e cebola.
- Volte a regar com um pouco de azeite e com a marinada.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 2 horas (ou até que o cabrito fique bem assado e as batatas douradas).
- Enquanto assa, regue o cabrito por diversas vezes com o molho que se forma no tabuleiro para que não fique seco.
- Retire-o do forno e transfira-o para uma travessa grande, juntamente com as batatas e cebolas assadas.
- Regue mais uma vez com o molho do tabuleiro e salpique com salsa picada.
- Sirva ainda quente.
Dicas:
- Escolha um cabrito de boa qualidade, preferencialmente criado em pastagens naturais e alimentado com leite materno. O cabrito deve ter entre 4 a 6 meses de idade e pesar entre 3 a 5 kg.
- Marinar o cabrito com antecedência é essencial para que a carne fique mais macia, suculenta e saborosa. Pode usar outros temperos a seu gosto, como vinho tinto, vinagre, alecrim, tomilho ou pimentão-doce.
- Use um tabuleiro grande e fundo para assar o cabrito, de forma a que a carne fique bem distribuída e não se sobreponha. Assim, o cabrito vai assar de forma uniforme e ficar mais crocante por fora e tenro por dentro.
- Regue o cabrito com o molho várias vezes durante a cozedura, para que a carne não seque e fique mais saborosa. Se o molho secar muito, pode acrescentar um pouco de água quente ou de caldo de carne.
- Não deixe o cabrito assar demais, pois pode ficar seco e duro. O tempo de cozedura depende do tamanho e da espessura dos pedaços de carne, mas em média deve ser entre 1 hora e meia a 2 horas. Para verificar se o cabrito está pronto, espete um garfo na carne e veja se sai facilmente e se o suco é claro.
- Sirva o cabrito assado no forno à moda antiga com acompanhamentos simples, mas deliciosos, como uma salada verde, um arroz branco ou um esparregado de espinafres. Para beber, escolha um vinho verde ou um vinho tinto da região do Douro ou do Dão.