Os coscorões alentejanos são um dos doces mais populares na época natalícia em Portugal, especialmente na região do Alentejo. São uns fritos de massa fina e crocante, polvilhados com açúcar e canela ou regados com uma calda de mel. Têm um sabor irresistível e uma textura que se desfaz na boca.
A receita dos coscorões alentejanos é muito antiga e tradicional, sendo passada de geração em geração nas famílias alentejanas. Cada uma tem os seus próprios truques e dicas para conseguir uns coscorões perfeitos, mas há alguns pontos em comum que vamos partilhar hoje consigo.
Se quer aprender a fazer coscorões alentejanos como os verdadeiros mestres, siga as nossas instruções e dicas e prepare-se para impressionar os seus convidados com este doce típico e repleto de sabor.
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo com fermento
- 250 g de manteiga
- 4 ovos
- Sumo de 4 laranjas
- 1 cálice de aguardente
- Um pouco de água
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
- Mel para a calda (opcional)
Preparação:
- Numa tigela grande, coloque a farinha e faça uma cova no centro. Adicione a manteiga amolecida, os ovos, o sumo das laranjas e a aguardente.
- Misture tudo com as mãos até obter uma massa homogénea e macia. Se necessário, junte um pouco de água para ajustar a consistência.
- Deixe a massa repousar durante cerca de uma hora, coberta com um pano, num local morno e seco.
- Depois de levedar, divida a massa em pequenas porções e estenda-as com um rolo numa superfície enfarinhada, até ficarem bem finas e transparentes.
- Corte a massa em retângulos de cerca de 8 cm por 10 cm e faça uns cortes no meio de cada um, para formar uns laços.
- Aqueça o óleo numa frigideira funda e frite os coscorões, poucos de cada vez, até ficarem dourados e estaladiços.
- Vire-os com uma escumadeira para fritarem por igual e escorra-os sobre papel absorvente.
- Polvilhe os coscorões com açúcar e canela a gosto e sirva-os mornos ou frios.
- Se preferir, pode regá-los com uma calda de mel, feita com água, açúcar e canela, levada ao lume até ferver e engrossar.
Dicas:
- Use farinha de trigo com fermento, pois ajuda a massa a ficar mais leve e fofa.
- Não amasse a massa em excesso, pois pode ficar dura e elástica. Amasse apenas o suficiente para incorporar os ingredientes e formar uma bola.
- Deixe a massa levedar num local morno e seco, longe de correntes de ar, para que cresça e fique mais arejada.
- Estenda a massa bem fina e transparente, para que os coscorões fiquem crocantes e delicados. Pode usar um rolo ou uma garrafa para esticar a massa.
- Corte a massa em retângulos e faça uns cortes no meio, para formar uns laços. Assim, os coscorões ficam mais bonitos e fáceis de manusear.
- Frite os coscorões em óleo bem quente, mas não demasiado, para que não queimem nem fiquem encharcados. Vire-os com uma escumadeira para fritarem por igual e escorra-os sobre papel absorvente, para eliminar o excesso de gordura.
- Polvilhe os coscorões com açúcar e canela a gosto, ou regue-os com uma calda de mel, para lhes dar mais sabor e brilho. Pode servir os coscorões mornos ou frios, conforme a sua preferência.