Sabia que foram os portugueses que inventaram a marmelada? E sabia que essa invenção foi exportada para todo o mundo, gerando a insólita situação em que o resto do planeta chama marmelada a qualquer doce feito com fruta enquanto que os portugueses chamam este nome apenas quando o doce é feito com marmelos? E o que é que a receita de marmelada à moda antiga tem a ver com isto? Nada, mas achámos o detalhe histórico bastante curioso. 🙂
Adiante! No tempo das nossas avós, era rara a casa onde não se fazia marmelada quando chegava o mês de Setembro e os marmelos começavam a abundar nas árvores quase selvagens dos campos. Munidas apenas da sabedoria herdada das suas mães, as nossas avós preparavam este doce que durava todo o inverno e que fazia as delícias dos mais pequenos.
A receita original é feita apenas com 2 ingredientes (não é preciso inventar muito). O truque está em saber prepará-la e cozê-la até ao momento certo. Caso queira aprender a fazê-lo, nada como seguir os passos desta receita tradicional de marmelada à moda antiga. Temos a certeza que irá adorar o resultado final!
Ingredientes:
- 2 Kg de marmelos (já partidos e sem a parte central dos caroços)
- 1,6 Kg de açúcar amarelo (ou branco)
Preparação:
- Comece por lavar bem os marmelos.
- Sem descascar, parta-os em pedaços e descarte apenas a parte central com os caroços.
- Coloque os pedaços marmelo numa panela, intercalados com o açúcar.
- Adicione um pouco de água (molhe as mãos e sacuda-as para dentro da panela por 3 vezes).
- Leve ao lume e cozinhe até que os marmelos fiquem bem moles. Vá mexendo de vez em quando para que não colem no fundo.
- Reduza os marmelos a puré com a ajuda da varinha mágica.
- Leve de novo ao lume (médio-baixo) e mexa sempre.
- Desligue o fogão 2 a 3 minutos depois de começar a ferver (quando atinge o ponto de estrada).
- Verta o preparado para taças (lavadas e fervidas) e deixe arrefecer.
- Cubra cada uma das taças com discos de papel vegetal cortados à medida.
- Coloque a marmelada num local onde apanhe algum sol durante uns dias para que seque bem.
- Após secar, guarde-a no frigorífico ou em armários sem luz nem humidade.
Dicas:
- A receita antiga e tradicional de marmelada sempre foi feita com açúcar amarelo (aliás, antigamente nem sequer existia açúcar branco, que foi criado apenas em 1850). De qualquer das formas, pode utilizar aquele que preferir na confecção desta receita.
- Não tem necessariamente que colocar a marmelada ao sol para que esta solidifique mais rápido. Faça-o apenas se quiser acelerar o processo. Se não tiver pressa, guarde-a no armário no próprio dia.
- Se o processo for bem feito, a marmelada pode ser desenformada e consumida no próprio dia. E ainda quanto a desenformá-la, cabe-lhe a si decidir se o quer fazer ou não. Pode consumi-la sem retirá-la da taça.
- Algumas pessoas pincelam o papel vegetal com aguardente para prevenir o aparecimento de fungos. Este passo é opcional. Além disso, os fungos que aparecem na superfície da marmelada são inofensivos. Basta limpá-lo e pode consumir o doce sem qualquer receio.
- Existem diversas marmeladas à venda que, em vez de marmelos, são feitas com gamboas. As gamboas pertencem à mesma família dos marmelos mais são mais moles e mais doces. Portanto, o resultado não é exatamente o mesmo.