Domingo, 22 Janeiro, 2023

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural no Alentejo

Data:

Partilhar:

O Alentejo é sinónimo de descanso, aventura, natureza e tradição e ganha cada vez mais força como destino de férias durante todo o ano. É um dos destinos preferidos dos portugueses para se desligar de tudo e focar-se apenas no que realmente interessa: ser feliz e tirar partido das melhores coisas da vida.

Uma das melhores formas de aproveitar uns dias de descanso nesta região é fazendo turismo rural num dos seus vários alojamentos localizados em típicos montes alentejanos, herdades, quintas ou aldeias caiadas de branco. No Alentejo há alojamentos de turismo rural para todos os gostos. Existem opções para passar um fim de semana ou férias prolongadas com a sua cara metade, em família ou com um grupo de amigos.

E se a sua ideia de férias é explorar as redondezas caminhando por entre azinheiras, sobreiros e montes ondulados, pode experimentar qualquer um dos vários trilhos ou percursos pedestres da região. Descubra alguns dos melhores locais para fazer turismo rural no Alentejo.

1. Evoramonte

Evoramonte
Evoramonte

A belíssima e pitoresca Evoramonte (ou Évora Monte) é um daqueles pequenos segredos do Alentejo que não aparece nos guias turísticos. E se calhar… ainda bem que não aparece. À semelhança de outras vilas e aldeias medievais do Alentejo, localiza-se no topo de um monte e está rodeada por muralhas.

É no alto da povoação que reside o verdadeiro encanto de Evoramonte: uma sucessão de becos e ruelas, casas caiadas de branco, portas coloridas e flores às janelas, sinais tão típicos do Alentejo. E claro… o seu castelo, sentinela da planície e local crucial em muitos episódios da história de Portugal.

2. Messejana

Messejana
Messejana

As origens de Messejana perdem-se no tempo e não se sabe ao certo quem a fundou. Sabe-se, no entanto, que esta vila alentejana já existia no tempo dos mouros. Foi conquistada em 1235 e anexada ao concelho de Alustrel, embora ela próprio já tivesse sido, em tempos, sede de concelho.

Trata-se de uma típica vila alentejana, com ruas estreitas e casas caiadas de azul e branco. Até a própria igreja de Messejana se destaca na paisagem por causa destas cores. Mística e singela, cativa quem passeia pelos seus becos e ruelas e aqui acaba por encontrar toda a alma de uma povoação típica do interior do Alentejo.

3. Marvão

Marvão
Marvão

Situada a poucos quilómetros de Espanha, entre Castelo de Vide e Portalegre, esta simpática vila, bela e tranquila, é rainha e senhora do ponto mais alto da Serra de São Mamede. O Monte de Ammaia, como foi conhecido em tempos, deve o seu atual nome Marvão ao guerreiro mouro Ibn Marúan, que ali se refugiou durante o séc. IX.

Se for visitar Marvão nos nossos dias, ficará certamente surpreendido com a espetacular arquitetura tradicional alentejana, que pode encontrar no interior das muralhas. Um passeio pelas ruas da vila permite-lhe descobrir exemplares de arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e outros detalhes muito interessantes, sempre marcados pelo granito local.

4. Brotas

Brotas
Brotas

Localizada no concelho de Mora, Brotas é uma das mais bonitas e desconhecidas aldeias do Alentejo. No entanto, o facto de ser cruzada pela Estrada Nacional 2 (ao quilómetro 488), começou a trazer alguns turistas a esta aldeia pela primeira vez, graças à ascensão da N2 como rota turística.

A aldeia parece pacata e adormecida, mas talvez seja isso mesmo o que lhe dá mais encanto. Um caminho pelas suas ruas, com calma e atenção, permite descobrir todos os pequenos detalhes deste local tipicamente alentejano. O Santuário da Nossa Senhora das Brotas é o seu principal ponto turístico mas não deixe também de apreciar as suas fontes, os seus largos e as casas caiadas de azul e branco.

5. Monsaraz

Monsaraz
Monsaraz

Para além de poder visitar todo o seu património arquitetónico, social e histórico, recomendamos que desfrute da paisagem maravilhosa que rodeia a vila. Um dos melhores miradouros para isso é o alto do Castelo (e que merece a sua visita). Procure também visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séculos XIV e XVI),a  Ermida de São Bento, a Torre de São Gens do Xarez ou a Ermida de Santa Catarina de Monsaraz.

Durante o Verão, de dois em dois anos, existem inúmeros eventos a apreciar durante o programa de atividades culturais “Monsaraz Museu Aberto”. Aqui, pode apreciar os hábitos e costumes do Alentejo através do artesanato, gastronomia e diversos eventos culturais. 

6. Ouguela

Ouguela
Ouguela

Localizada em Campo Maior, Ouguela é uma típica e belíssima aldeia alentejana, talvez uma das mais secretas da região. No alto de um monte com 270 metros de altitude, o castelo de Ouguela olha altivo para a paisagem ao seu redor e faz-nos lembrar a sua principal função no passado: a defesa da raia.

A aldeia foi perdendo importância (e população) à medida que deixou de ser crucial para a defesa do país. Hoje é apenas uma relíquia do passado, relativamente bem conservada e com todos os traços típicos do Alentejo. As casas dividem-se entre o interior e o exterior das muralhas e um passeio pelas suas ruas é a melhor forma de conhecer esta pacata e bela aldeia alentejana.

7. Veiros

Veiros
Veiros

Esta é uma das mais secretas e bonitas aldeias do Alentejo. Localizada no concelho de Estremoz, na vasta planície alentejana, a pequena Veiros cativa pelo seu casario branco e pelo seu castelo altaneiro. Tudo nesta localidade nos faz recordar o Alentejo. E tudo nela nos diz que, em tempos, já teve uma função crucial na defesa do território nacional.

Veiros foi doada à Ordem de Avis, altura em que o seu castelo foi construído. Com o apaziguamento das relações com Espanha e a expulsão dos mouros, a aldeia foi perdendo importância e população. Para além do castelo, merecem destaque as suas igrejas e o seu pelourinho. Mas a melhor forma de descobrir Veiros é mesmo caminhar pelas suas ruas e conversar com os seus habitantes.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

8 das aldeias mais bonitas do Minho

As aldeias do Minho são algumas das mais genuínas de Portugal. Apesar de todo o progresso dos últimos...

8 locais para apreciar o melhor da Natureza no Alentejo

O Alentejo é rico em destinos de natureza, em que praias, cascatas, rios e montes ondulados moldam a...

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural no Algarve

Quem disse que no Algarve apenas existiam praias? Aqui, perto do mar ou em plena serra algarvia, é...

10 dos locais mais bonitos do Gerês

O Gerês é um local especial, sem dúvida. E apesar de ser popularmente conhecido por este nome, o...