O Natal é uma época mágica, cheia de luz, cor e alegria. É também uma época de partilha, de convívio e de tradições. Uma das tradições mais antigas e saborosas do Natal português são os sonhos de abóbora, uns bolinhos fritos que fazem as delícias de miúdos e graúdos.
Os sonhos de abóbora são feitos com uma massa leve e fofa, que leva abóbora cozida, farinha, ovos, fermento, açúcar e laranja. Depois de fritos em óleo quente, são polvilhados com açúcar e canela, ou regados com calda de açúcar ou mel. Há quem os recheie também com doce de ovos ou chocolate, mas isso já é uma questão de gosto.
Existem várias receitas de sonhos, mas esta que lhe vamos ensinar é uma das mais antigas e tradicionais. É uma receita que passou de geração em geração, e que faz parte das memórias de muitas famílias portuguesas. Quem não se lembra dos sonhos da avó, que se comiam quentes e estaladiços na noite de Natal ou no dia seguinte? Aprenda a fazer sonhos de abóbora à moda antiga.
Ingredientes:
- 1 kg de abóbora descascada e cortada em pedaços
- 350 g de farinha
- 50 g de manteiga
- 9 ovos
- 4 dl de água
- Raspa da casca de 1/2 laranja
- Sal q.b.
- Açúcar em pó para passar
- Canela em pó para passar
- Óleo para fritar
Preparação:
- Coza a abóbora em água com uma pitada de sal até ficar macia. Escorra bem a água e esprema a abóbora num pano para retirar o excesso de líquido. Reduza a puré com um garfo ou um passe-vite.
- Num tacho, leve ao lume a água com a manteiga e outra pitada de sal. Quando ferver, junte a farinha de uma só vez e mexa bem com uma colher de pau até formar uma bola que se despega do tacho. Retire do lume e deixe amornar.
- Numa tigela grande, coloque a massa e adicione os ovos, um a um, amassando bem com as mãos entre cada adição. Junte o puré de abóbora, a raspa de laranja e misture bem até obter uma massa homogénea.
- Aqueça óleo numa frigideira funda e frite colheradas da massa, virando-as com um palito para dourarem por igual. Retire os sonhos com uma escumadeira e deixe-os escorrer sobre papel absorvente.
- Passe os sonhos por açúcar em pó misturado com canela em pó e sirva-os quentes ou frios.
Dicas:
- Escolha uma abóbora manteiga ou menina, que são mais doces e menos aguadas do que outras variedades.
- Coza a abóbora apenas com o suficiente de água para cobrir os pedaços, para evitar que absorva demasiado líquido.
- Esprema bem a abóbora depois de cozida, para eliminar o máximo de água possível. Pode usar um pano limpo ou um coador fino para este fim.
- Não deixe a massa arrefecer completamente depois de juntar a farinha, pois pode ficar dura e difícil de trabalhar. Se isso acontecer, aqueça-a ligeiramente no microondas ou em banho-maria para amolecer.
- Não junte os ovos todos de uma vez, mas sim gradualmente, amassando bem a massa entre cada adição. Se a massa ficar demasiado mole, pode juntar um pouco mais de farinha, mas sem exagerar, pois pode tornar os sonhos pesados e secos.
- Não frite os sonhos em óleo muito quente, pois podem queimar por fora e ficar crus por dentro. O óleo deve estar a cerca de 170ºC, o que pode verificar com um termómetro de cozinha ou com um pedaço de pão, que deve dourar em cerca de 30 segundos.
- Não frite muitos sonhos ao mesmo tempo, pois podem baixar a temperatura do óleo e ficar encharcados. Frite apenas 4 a 6 de cada vez, dependendo do tamanho da frigideira.
- Não deixe os sonhos fritarem demasiado tempo, pois podem ficar secos e duros. O tempo ideal é de cerca de 3 minutos, virando-os a meio para ficarem uniformes. Os sonhos devem ficar com uma cor dourada e uma textura leve e fofa por dentro.