Existem alturas em que nos apetece terminar as refeições ou alegrar o nosso dia com algo mais doce, mas em que coisas como fruta, iogurtes ou mesmo bolachas não são o suficiente e não são bem o que queremos. Para essas ocasiões, um doce como esta tarte de leite condensado e coco, que fica pronta em pouco tempo, é perfeito.
Apenas vai precisar de alguns ingredientes e muito pouco tempo na sua cozinha para conseguir obter uma sobremesa que fica bem em qualquer altura e que delicia todos os que a provam com o seu sabor. A combinação do leite condensado e do coco produz algo com um toque tropical e muito cremoso, simplesmente irresistível.
Experimente em sua casa esta receita de tarte de leite condensado e coco e vai ver que vai gostar tanto dos resultados, que vai querer repetir muitas mais vezes a experiência de a provar, até porque fazê-la não envolve quase trabalho nenhum. O difícil vai ser resistir à tentação de não fazer este doce todas as semanas!
Ingredientes:
- 1 rolo de massa folhada
- 7 ovos
- 1 lata de leite condensado pequena
- 200 g de coco ralado
- Coco ralado ou açúcar em pó para decorar
Preparação:
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC.
- Enquanto o forno aquece, estenda a massa folhada por cima de uma tarteira, cobrindo bem.
- Pique o fundo da massa com um garfo e reserve.
- Bata bem os ovos, numa taça.
- Junte o leite condensado e o coco, e misture muito bem.
- Verta esta mistura por cima da massa folhada.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até dourar.
- Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer antes de a desenformar.
- Sirva decorada com coco ralado ou açúcar em pó.
Dicas:
- Para uma base com uma textura diferente, mas igualmente apelativa, escolha massa quebrada em vez de massa folhada. O processo de preparação é exatamente o mesmo.
- Mantenha o papel vegetal em que a massa folhada veio, usando-o para criar uma camada entre a tarteira e a massa. Caso tenha retirado este papel, certifique-se de que unta bem a tarteira com margarina, para facilitar o processo de desenformar.
- Dê ainda mais originalidade ao recheio juntando-lhe um pouco de canela em pó ou de erva-doce. Também pode utilizar outros ingredientes que ache que combinem e de que goste, mas não use muita quantidade, para não alterar demasiado o sabor base da receita.
- A tarte estará pronta quando o topo estiver dourado. Dependendo do tipo de forno que tem, este processo pode levar mais ou menos tempo. Assim, procure estar atento à cozedura para retirar a tarte na altura certa e evitar que esta fique seca.
- Se o topo da tarte estiver a queimar, mas o recheio ainda precisar de mais um tempo para ficar pronto, cubra a tarte com papel de alumínio e continue com o tempo de forno indicado.
- Também pode decorar a tarte com canela, fruta fresca ou frutos secos picados, consoante a sua preferência.