A açorda é um prato típico alentejano que pode ser feito usando os mais diversos ingredientes para ter ainda mais sabor, mantendo sempre como base o uso de pão de véspera, de modo a aproveitar este ingrediente da melhor forma. Nesta receita, mostramos-lhe como pode fazer em sua casa uma magnífica açorda de gambas.
Este é um daqueles pratos que não demora muito a fazer e que é bastante simples, mas que não poupa em termos de sabor. Servida sozinha, com uma salada, uma sopa ou outro acompanhamento da sua preferência, não há como enganar quando se trata de servir esta refeição em sua casa. O sabor fica sempre incrível!
Se ficou com curiosidade de recriar esta açorda de gambas, apenas precisa de reunir os ingredientes necessários e seguir as indicações que lhe deixamos. Em pouco tempo, poderá provar esta iguaria deliciosa, com uma textura única e um sabor a mar que tem o condão de cativar quem prova. Vamos deitar mãos à obra?
Ingredientes:
- 500 g de gambas
- 4 dentes de alho
- 300 g de pão duro
- 1 ramo de coentros frescos
- 1 malagueta pequena
- 1 litro de água
- 1 ovo
- Sumo de 1 limão
- Q.b. de sal, pimenta e azeite
Preparação:
- Descasque as gambas, mas guarde as cascas e a cabeça.
- Coloque tudo num tacho e ferva a água com o sal e a malagueta, durante 20 minutos.
- Retire as gambas, coe o caldo e reserve-o.
- Corte o pão em pedaços e ensope-o no caldo das gambas.
- Num tacho, coloque um fio de azeite. Refogue nele os alhos picados.
- Junte as gambas e o pão ensopado. Mexa e deixe cozinhar.
- Tempere com pimenta e sal a seu gosto.
- Acrescente o ovo batido e deixe cozinhar mais uns minutos, misturando bem.
- Quando a açorda de gambas tiver uma textura cremosa, desligue o lume.
- Polvilhe com os coentros picados e com o sumo de limão.
Dicas:
- Deixe que o pão embeba bem o caldo das gambas, para ganhar mais sabor e facilitar a obtenção de uma textura ainda mais rica.
- Se comprar as gambas já pré-cozidas, não precisará de as cozinhar em água, como indica o primeiro passo, bastando que elas aqueçam já na açorda. Nesse caso, pode substituir o caldo da cozedura das gambas por caldo de marisco caseiro ou de compra.
- Para além do alho, pode juntar ingredientes como cebola picada, tomate em pedaços, tiras de pimento ou outros sabores de que goste à sua açorda de gambas, para lhe dar ainda mais sabor. Também pode utilizar outros frutos do mar e peixe da sua preferência.
- O ovo não precisa de ficar a cozinhar muito tempo na açorda, até porque vai cozinhando em contacto com a mistura quente. Além disso, o uso do ovo é opcional, com este ingrediente a ajudar ainda mais os diferentes componentes da sua açorda.
- Se não aprecia coentros, pode substituí-los por salsa fresca. Também pode utilizar outras ervas aromáticas de que goste.