A gastronomia portuguesa é famosa pelo seu uso de peixe e marisco, que são abundantes nas suas águas. Desde os tempos mais remotos, os portugueses souberam aproveitar os recursos do mar, criando receitas deliciosas e variadas, que reflectem a sua cultura e a sua história. O arroz de marisco à Portuguesa é um exemplo disso, sendo um dos pratos mais emblemáticos e apreciados da cozinha portuguesa.
O arroz de marisco à Portuguesa tem a sua origem nas vilas piscatórias, onde os pescadores traziam os frutos do mar para as suas famílias. Nesses lugares, o arroz era um alimento básico, que se cozinhava com o que havia à mão. Assim, nasceu este prato simples mas saboroso, que combinava o arroz com os mariscos frescos, cozidos num caldo aromático e temperado com ervas e especiarias.
Esta é uma das receitas de arroz de marisco mais antigas e tradicionais, que se mantém fiel à sua origem. Hoje, vamos ensinar-lhe a fazer um arroz de marisco à Portuguesa autêntico, seguindo os passos simples e as dicas que lhe vamos dar. Vai ver que é fácil e rápido de preparar, e que vai surpreender os seus convidados com este prato maravilhoso.
Ingredientes:
- 500 g de mexilhão
- 400 g de arroz
- 500 g de amêijoas
- 500 g de camarão
- 4 bocas de sapateira
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média picada
- 50 g de manteiga
- 1 tomate maduro
- 2 dentes de alho picados
- q.b. de coentros
- 1 dl de vinho branco
- q.b. de piri-piri
- q.b. de sal
Preparação:
- Comece por limpar e lavar bem os mariscos. Coloque uma panela com água a ferver temperada com sal e coza a sapateira e os camarões durante cerca de 5 a 7 minutos.
- Retire-os da panela e reserve a água da cozedura. Descasque alguns dos camarões e deixe outros inteiros para decoração.
- Numa frigideira, coloque os bivalves (mexilhão e amêijoas) em lume brando até abrirem. Descarte os que não abrirem e reserve o líquido que libertarem.
- Numa panela grande, refogue os alhos e a cebola no azeite e na manteiga até ficarem macios. Junte o tomate picado e deixe cozinhar até se desfazer.
- Adicione a água da cozedura dos mariscos e o vinho branco à panela do refogado e deixe ferver. Tempere com sal e piri-piri a gosto.
- Junte o arroz à panela e mexa bem. Deixe cozer em lume médio durante cerca de 12 minutos, ou até o arroz estar cozido mas ainda al dente.
- Por fim, adicione os mariscos cozidos (camarões descascados, sapateira, mexilhão e amêijoas) ao arroz e envolva delicadamente. Polvilhe com coentros picados e retifique os temperos se necessário.
- Retire do lume e sirva o seu arroz de marisco à Portuguesa numa travessa grande, decorada com os camarões inteiros que reservou.
Dicas:
- Escolha mariscos frescos e de boa qualidade, pois são eles que vão dar o sabor ao prato. Pode variar os tipos de mariscos que usa, consoante a sua preferência e disponibilidade.
- Use arroz carolino, que é o mais indicado para este tipo de prato, pois absorve bem o caldo e fica cremoso. A proporção ideal é de 3 chávenas de caldo para 1 chávena de arroz.
- Não coza demasiado o arroz, pois ele vai continuar a cozinhar depois de sair do lume. O ideal é que fique al dente, ou seja, cozido mas ainda firme.
- Não mexa muito o arroz depois de juntar os mariscos, para não os desfazer. Envolva-os delicadamente com uma colher de pau ou uma espátula.
- Sirva o arroz de marisco à Portuguesa bem quente, acompanhado de um vinho verde branco ou rosé.