O café é uma presença frequente no final da refeição de muitos portugueses, que apreciam muito o seu sabor aromático. Se procura uma forma diferente de incorporar o café na sua mesa, então não pode deixar de experimentar esta magnífica bavaroise de café, com um sabor que não deixa ninguém indiferente.
Com apenas alguns ingredientes e pouco tempo na cozinha, conseguirá fazer uma sobremesa que tem o condão de agradar à maioria das pessoas, graças ao seu sabor, aroma e à sua textura tão particular, com cada colherada a derreter-se na boca. É a sobremesa perfeita para todo o tipo de ocasiões!
Se ficou com vontade de experimentar fazer a sua própria bavaroise de café, reúne aquilo de que vai precisar e siga as instruções que lhe deixamos. Verá que, assim que a provar, vai querer repetir muitas mais vezes a experiência, seja em que altura for. Vamos começar a deitar mãos à obra para uma sobremesa de sonho?
Ingredientes:
- ½ litro de leite
- 100 ml de café bem forte
- 100 ml de natas
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 6 ovos (com as claras e gemas separadas)
- 7 folhas de gelatina incolor
Preparação:
- Coloque o leite numa panela e deixe ferver.
- Misture o café, mexa bem, e desligue o fogão. Reserve.
- Coloque a gelatina de molho em água fria.
- Entretanto, bata as gemas e o açúcar num recipiente.
- Acrescente o leite e as natas aos poucos, mexendo sempre.
- Leve esta mistura a banho-maria, mexendo até o creme espessar.
- Desligue o lume. Escorra a gelatina e junte-a à mistura anterior, mexendo para incorporar.
- Enquanto a mistura arrefece um pouco, bata as claras em castelo.
- Envolva as claras na mistura, com a ajuda de uma espátula.
- Verta a mistura para uma forma molhada e leve ao frigorífico até solidificar.
- Desenforme a sua bavaroise de café e sirva-a bem fria.
Dicas:
- Enquanto ferve o leite, pode-lhe dar mais sabor juntando-lhe uma vagem de baunilha, a casca de uma laranja ou limão, ou um pau de canela. Não se esqueça de retirar estes ingredientes quando for verter o leite na mistura de gemas e açúcar.
- Durante o banho-maria, vá mexendo o creme com frequência, para ajudar a misturar os ingredientes e a espessar mais rapidamente.
- Bater as claras em castelo é opcional, mas ajuda a dar uma textura leve à sobremesa. Se não quiser fazer este passo, misture os ovos inteiros com o açúcar e prossiga com a receita como indicado.
- O café que escolher vai determinar em muito o paladar da sobremesa, pelo que recomendamos o uso de um café de qualidade e forte. O café expresso é uma boa opção, já que concentra muito sabor.
- Se não tem a certeza de que a bavaroise de café já está sólida, deixe-a de um dia para o outro no frigorífico, para ter a certeza de que está pronta.
- Se está com dificuldades para desenformar a sobremesa, passe o exterior da forma em água quente por uns minutos.
- Decore a bavaroise de café a gosto com raspas de chocolate, frutos vermelhos ou cítricos, coco ralado ou outros sabores de que goste.