Quinta-feira, 21 Setembro, 2023

Brownies de chocolate com nozes e avelãs: receita tradicional que sai sempre bem

Data:

Partilhar:

Os brownies de chocolate com nozes e avelãs são uma verdadeira tentação para quem não resiste a uma sobremesa doce. A textura macia do chocolate combina na perfeição com os pedaços crocantes de nozes e avelãs que se espalham pelo seu interior. O resultado é uma sobremesa à qual ninguém resiste e que satisfaz até os paladares mais exigentes.

O nosso conselho é seguir a receita original, mas pode sempre fazer substituições de acordo com o seu gosto pessoal. Pode, por exemplo, substituir as nozes e avelãs por framboesas ou mirtilos. Estas frutas contrastam maravilhosamente com o sabor do chocolate, equilibrando a doçura e adicionando um toque de acidez. Se preferir algo mais exótico, experimente adicionar pedaços de banana caramelizada ou até essência de menta, por exemplo.

Os brownies de chocolate com nozes e avelãs são perfeitos para acompanhar um chá ou um café com os seus amigos. E o melhor de tudo é que pode prepará-los com a ajuda dos mais pequenos aí de casa, criando uma atividade divertida que eles não irão esquecer tão cedo. Aprenda a fazê-los com esta receita simples e que nunca falha. Bom apetite! 🙂

Ingredientes:

  • 200 g de manteiga
  • 200 g de chocolate negro ralado
  • 350 g de farinha de trigo
  • 150 g de natas
  • 275 g de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 ovos batidos
  • 50 g de nozes
  • 2 colheres de chá de café solúvel em pó
  • 200 g de chocolate negro (cobertura)
  • 150 g de manteiga (cobertura)
  • 50 g de avelãs

Preparação:

  1. Unte uma forma retangular de 30×20 cm com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
  2. Coloque a manteiga e o chocolate negro ralado num recipiente próprio para micro-ondas. Aqueça durante 2 minutos em potência baixa, mexendo a cada 30 segundos, até obter uma mistura derretida e homogénea.
  3. Num outro recipiente, peneire a farinha de trigo e o fermento em pó. Adicione a mistura de chocolate derretido, o café solúvel em pó e as natas líquidas. Misture bem até obter uma massa uniforme.
  4. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa e aerada. Adicione à massa de chocolate e misture delicadamente.
  5. Despeje a massa na forma preparada e espalhe as nozes por cima.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 30 minutos, ou até que ao inserir um palito no centro do brownie, ele saia limpo. O tempo de cozedura pode variar de acordo com o seu forno.
  7. Retire o brownie do forno e deixe-o arrefecer completamente antes de adicionar a cobertura.
  8. Coloque o chocolate negro e a manteiga num recipiente próprio para micro-ondas. Aqueça durante 4 minutos em potência baixa, mexendo a cada 30 segundos, até obter uma mistura lisa e brilhante.
  9. Espalhe a cobertura sobre o brownie já frio, utilizando uma espátula para obter uma camada uniforme.
  10. Polvilhe as avelãs picadas sobre a cobertura e leve o brownie ao frigorífico alguns minutos, até que a cobertura fique crocante e as avelãs se fixem bem.
  11. Corte em quadrados e sirva estes deliciosos brownies de chocolate com nozes e avelãs. Bom apetite!

Dicas:

  • Experimente adicionar uma pitada de frescura à receita, substituindo as nozes e as avelãs por frutas como framboesas, mirtilos ou até mesmo pedaços de banana caramelizada. O sabor do chocolate combina na perfeição com a doçura e acidez das frutas.
  • Se é fã de combinações de chocolate e menta, adicione uma colher de chá de extrato deste ingrediente à massa do brownie.
  • Pode adicionar uma camada de caramelo salgado por cima da cobertura de chocolate. Para isso, derreta 150 g de açúcar mascavado com 100 ml de natas e uma pitada de sal marinho. Deixe ferver até obter uma consistência espessa e derrame-a sobre a cobertura de chocolate já endurecida.
  • Se segue uma dieta vegan, é possível adaptar esta receita. Substitua a manteiga por óleo de coco derretido e os ovos por substitutos vegan, como puré de maçã ou linhaça moída misturada com água. Utilize também chocolate negro vegan e certifique-se de verificar que a cobertura não contém ingredientes de origem animal.
Clara Matias
Clara Matias
Aprendeu a cozinhar com a mãe mas foram as receitas da sua avó que mais a cativaram. A cozinha tradicional portuguesa é a sua grande paixão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

10 ideias de decoração para cozinhas modernas e elegantes

A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa, pois é nela que preparamos as refeições, recebemos...

Os 10 eletrodomésticos que mais consomem energia

Sabia que os eletrodomésticos são responsáveis por cerca de 55% do consumo de energia elétrica nas nossas casas?...

10 ideias de decoração para salas modernas

A sala de estar é um dos espaços mais importantes da casa, pois é onde passamos grande parte...

8 plantas que florescem no Inverno em Portugal

O Inverno é uma estação que muitas vezes é associada à falta de cor e de vida na...