Esta é uma daquelas receitas que nos transportam no tempo, até à época que toda a família se reunia à volta da mesa. A comida era apenas a desculpa para reunir toda a gente mas, claro, isso não queria dizer que não era de qualidade. O cordeiro assado no forno à Transmontana era um petisco que só se comia em dias de festa, como ocasiões especiais ou celebrações religiosas.
Para prepará-lo à boa moda de Trás-os-Montes é preciso muita paciência: são várias horas de lavagem, de marinada e de assadura. Mas quem disse que as coisas boas eram fáceis de fazer? Além disso, são muitas as ervas aromáticas e especiarias que tornam este prato ainda mais delicioso. E se quiser mesmo fazê-lo à moda antiga, não deve saltar nenhum dos passos ou poupar nos ingredientes.
Obviamente, esta receita tradicional fica ainda melhor quando é feita em forno de lenha. Se puder prepará-lo assim, melhor, embora seja casa vez mais difícil encontrar casas com este tipo de forno. Aprenda a fazer um delicioso cordeiro assado no forno à transmontana e surpreenda a sua família no próximo almoço de domingo.
Ingredientes:
Para a lavagem do cordeiro:
- 1 cordeiro (Peso 8 kg, para 16 pessoas)
- 2 limões
- 1 cebola grande
- qb de sal
- qb de água
- qb de vinho branco maduro
- 5 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de salsa
- 1 ramo de hortelã
Para a marinada:
- 10 colheres de sopa de colorau
- 1 garrafa de azeite
- 3 cabeças de alho
- 1 ramo de salsa
- qb de sal
- qb de pimenta branca
- qb de piripiri moído
- 1 cebola grande
- 3 folhas de louro
- 1 ramo pequeno de alecrim
Preparação:
Lavagem do cordeiro:
- Comece por cortar o cordeiro em quartos. Corte os quartos de cordeiro em pedaços sem os separar totalmente.
- Coloque os pedaços de cordeiro num recipiente grande com água e sal.
- Adicione as folhas de louro, o limão partido em pedaços e os ramos de alecrim e hortelã.
- Esfregue os pedaços de cordeiro com os ingredientes.
- Junte o ramo de salsa e a cebola cortada em rodelas.
- Regue com o vinho branco e deixe repousar durante 3 a 6 horas.
Preparação da marinada:
- Depois de lavado, escorra os pedaços de cordeiro e reserve.
- No mesmo recipiente onde o lavou (e sem deitar fora os ingredientes que já lá estavam, adicione o alho picado e a cebola cortada em rodelas.
- Tempere com colorau, pimenta branca e piripiri. Retifique o sal.
- Regue com uma garrafa de azeite e mexa bem.
- Adicione o ramo de alecrim e as folhas de louro.
- Esfregue bem a marinada por todo o cordeiro (já colocado no tabuleiro de ir ao forno) com a ajuda de um ramo de salsa. No final, coloque a salsa sobre os pedaços de cordeiro.
- Deixe marinar de um dia para o outro (12 horas).
Preparação do cordeiro:
- Pré-aqueça o forno a lenha 1 ou 2 horas antes de iniciar a assadura (pode utilizar forno elétrico ou a gás, embora neste caso só precise de pré-aquecer durante 15 ou 20 minutos).
- Leve o cordeiro ao forno (caso queira fazer batatas assadas, coloque-as ao redor do cordeiro ou num tabuleiro diferente).
- NOTA: se for feito no forno a lenha, o tempo de assadura será de quase 3 horas, devendo virar o cordeiro quando passarem 2 horas. Se for feito num forno elétrico ou a gás, deverá demorar entre 60 a 90 minutos (e também deve virá-lo a meio da assadura).
- Retire o cordeiro do forno, corte-o em pedaços e sirva.
Dicas:
- Esta receita pode ser realizada com cabrito em vez de cordeiro. Todos os ingredientes e procedimentos são os mesmos.
- Em Trás-os-Montes, o cordeiro no forno costuma ser servido com batatas assadas e arroz. As batatas devem ser assadas juntamente com o cordeiro e devem ser regadas com a marinada do mesmo. O arroz pode ser feito no forno ou no tacho.
- Não caia na tentação de encurtar o tempo de lavagem do cordeiro. É importante que o processo dure pelo menos 3 horas ou, caso contrário, a carne poderá não ter o sabor desejado.
- O tempo de marinada pode ser encurtado mas isso poderá fazer com que o prato fique menos saboroso e suculento.
- Vá vigiando a assadura para evitar que o cordeiro fique queimado. As batatas poderão ficar prontas em menos tempo e poderá ter que retirá-las antes de terminar de assar a carne.