As moelas são uma parte do estômago das aves, que podem ser cozinhadas de várias formas. Uma das mais populares em Portugal é a receita de moelas estufadas, que consiste em cozinhar as moelas num molho rico e apurado, com tomate, vinho, alho, louro e outros temperos. As moelas estufadas são servidas como petisco, acompanhadas de pão para molhar no molho, ou como prato principal, com arroz ou batatas.
As moelas estufadas à portuguesa são uma receita tradicional, que faz parte da gastronomia regional de várias zonas do país. Há quem diga que as melhores moelas são as do Minho, mas também há quem prefira as do Alentejo ou as de Lisboa. Cada região tem os seus segredos e variações na receita, mas o resultado é sempre delicioso e reconfortante.
Hoje, vamos ensinar-lhe a fazer moelas estufadas à portuguesa, seguindo uma receita simples e fácil. Também vamos dar-lhe alguns truques e dicas para conseguir moelas tenras e saborosas, que vão fazer as delícias dos seus convidados. Vamos lá?
Ingredientes:
- 1 kg de moelas de frango limpas
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 1/2 lata de tomate pelado picado
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 300 ml de vinho branco
- 200 ml de água
- Sal e pimenta a gosto
- Piri-piri a gosto (opcional)
- Azeite q.b.
- Coentros ou salsa picados para polvilhar (opcional)
- Pão para acompanhar
Preparação:
- Corte as moelas em pedaços pequenos e lave-as bem em água corrente. Escorra-as e seque-as com papel de cozinha.
- Numa panela grande, aqueça um fio generoso de azeite e refogue a cebola, o alho e o louro em lume médio-alto, até a cebola ficar macia e translúcida.
- Junte as moelas e tempere com sal, pimenta, piri-piri (se gostar) e massa de pimentão. Mexa bem para envolver as moelas no refogado.
- Adicione o tomate pelado, a polpa de tomate, o vinho branco e a água. Mexa novamente e deixe levantar fervura.
- Baixe o lume e deixe cozinhar com a panela tapada durante cerca de 40 minutos, ou até as moelas ficarem tenras. Se necessário, acrescente mais água durante a cozedura.
- Destape a panela e deixe o molho apurar por mais 10 minutos em lume alto, mexendo ocasionalmente.
- Retire do lume e polvilhe com coentros ou salsa picados (se gostar).
- Sirva as moelas estufadas à portuguesa numa travessa ou em tacinhas individuais, acompanhadas de pão para molhar no molho.
Truques e dicas para ficarem tenras:
- Escolha moelas frescas ou congeladas de boa qualidade. Evite as moelas pré-cozidas ou embaladas, que podem ter conservantes ou aditivos que alteram o sabor e a textura.
- Corte-as em pedaços pequenos e uniformes, para que cozinhem por igual e mais rápido.
- Lave-as bem em água corrente, para eliminar eventuais impurezas ou restos de alimentos. Seque-as com papel de cozinha, para que não soltem água na cozedura.
- Tempere as moelas com antecedência, para que absorvam melhor os sabores. Pode deixá-las a marinar no vinho, no alho, no louro e na massa de pimentão por algumas horas ou de um dia para o outro no frigorífico.
- Cozinhe-as em lume brando e com a panela tapada, para que fiquem mais suaves e não sequem. Se necessário, acrescente mais água durante a cozedura, para que o molho não fique seco ou queimado.
- Use uma panela de pressão, se quiser acelerar o processo. Neste caso, reduza o tempo de cozedura para cerca de 20 minutos, depois de a panela começar a apitar.
- Experimente adicionar outros ingredientes ao molho, como cenoura, bacon, chouriço, cogumelos ou ervilhas, para dar mais sabor e textura às moelas.
Bons petiscos á portuguesa obrigado