Existem muitas formas deliciosas e originais de consumir mais legumes, e que não requerem um grande trabalho da sua parte. Um bom exemplo disso mesmo é esta quiche de espinafres e cogumelos, que fica pronta em poucos minutos e que tem um recheio e textura que é deliciosamente irresistível.
Com apenas alguns ingredientes e muito pouco tempo, conseguirá fazer uma refeição cheia de sabor e que agrada a todos os que a provam. Além disso, as quiches têm o condão de poderem ser servidas como acompanhamento ou como prato principal, acompanhadas de uma sopa ou de uma salada, para os dias em que tem menos fome.
Assim, apenas terá de seguir as nossas indicações para fazer esta magnífica quiche de espinafres e cogumelos. Vai ver que vai gostar tanto dos resultados, que vai repetir esta receita muitas mais vezes, e que ela se tornará numa das refeições preferidas da sua família. Vamos deitar mãos à obra e preparar este prato?
Ingredientes:
- 1 base de massa folhada
- 1 lata pequena de cogumelos
- 4 fatias de queijo cortadas aos cubos
- ¼ de pimento vermelho cortado aos cubos
- 100 g de espinafres frescos
- 6 ovos
- 1 pacote de natas (200ml)
- Q.b. de sal e pimenta
Preparação:
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC.
- Coloque água numa panela. Deixe ferver e cozinhe os espinafres por 3 minutos.
- Escorra os espinafres e reserve.
- Numa tarteira, coloque a massa folhada. Pique o fundo da massa.
- Coloque os espinafres, os cogumelos, o pimento e o queijo na tarteira.
- À parte, bata os ovos e as natas. Tempere com sal e pimenta a seu gosto.
- Cubra os espinafres e demais ingredientes com a mistura de ovo.
- Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Sirva quente.
Dicas:
- Pode utilizar massa quebrada ou massa caseira como base da sua quiche, com resultados igualmente deliciosos. Não se esqueça de picar o fundo da massa, para permitir que o calor circule.
- Se vai utilizar cogumelos frescos, salteie-os um pouco numa frigideira, até perderem água. Nesse caso, pode cozinhar os espinafres juntamente com os cogumelos, sem necessidade de os cozer previamente.
- Pode adicionar outros ingredientes à sua quiche para lhe dar ainda mais cor e sabor. Coisas como tomate, cebola, ervilhas, alho-francês, carne e enchidos ficam muito bem com esta receita. Também pode aproveitar para utilizar sobras que tenha por casa.
- Tempere a mistura de ovo e nata com outros sabores, como alho em pó, gengibre, noz-moscada e ervas aromáticas da sua preferência.
- Controle o tempo de forno, já que este vai variar segundo o seu eletrodoméstico. A quiche está pronta a ser retirada quando estiver dourada e o seu recheio estiver sólido.
- Se vir que a quiche começa a queimar, mas ainda não está pronta, cubra-a com papel de alumínio e continue a cozinhar.
- Pode servir a quiche quente, morna ou fria, consoante os seus gostos. Sirva-a acompanhada de uma salada ou de uma sopa para uma refeição mais leve.