Muitas pessoas consideram que os risotos são muito complicados de fazer, podendo apenas ser recriados com bons resultados por chefs. Mas a verdade é que a origem deste prato é humilde e a sua preparação é simples, podendo receitas como a de risoto de abóbora ser feitas por qualquer pessoa, sem muito trabalho.
Com apenas alguns ingredientes e tendo o cuidado de ir mexendo constantemente o arroz enquanto este cozinha, conseguirá uma refeição diferente, cheia de sabor e com uma textura muito convidativa. Os resultados serão tão bons que temos a certeza de que vai querer repetir a experiência muitas mais vezes.
Portanto, reúna aquilo de que vai precisar para fazer este risoto de abóbora e siga as nossas indicações para obter um prato que o vai deixar cativado desde a primeira garfada, e que se vai tornar numa receita frequente na sua mesa, seja em que ocasião for. Irá entrar num mundo de sabor do qual não vai querer sair!
Ingredientes:
- 160 g de arroz para risoto
- ½ cebola picada
- 30 g de queijo ralado
- 300 g de abóbora em fatias pequenas
- 20 g de manteiga
- 30 ml de vinho branco
- 1 l de caldo de legumes
- Q.b. de sal e pimenta
Preparação:
- Num tacho, coloque o azeite.
- Quando o azeite estiver quente, refogue a cebola até ficar translúcida.
- Acrescente a abóbora e deixe-a dourar, mexendo de vez em quando.
- Junte o arroz e deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos.
- Adicione o vinho branco ao tacho e deixe que este comece a evaporar.
- Junte uma concha de caldo ao tacho.
- Mexa o arroz até o caldo estar incorporado.
- Junte uma nova concha de caldo e mexa até evaporar.
- Repita o processo até o arroz estar cozinhado.
- Acrescente a manteiga e o queijo ralado e mexa até estes ingredientes ficarem incorporados.
- Tempere com sal e pimenta a seu gosto e junte o caldo que sobrou ao tacho.
- Sirva o seu risoto de abóbora bem quente.
Dicas:
- Pode trazer mais sabor ao risoto juntando-lhe um pouco de alho picado ou esmagado, e ervas aromáticas secas como orégãos e manjericão. Também pode optar por polvilhar o risoto com um pouco de salsa fresca picada antes de o servir.
- A abóbora vai cozinhando ao mesmo tempo que o arroz, desfazendo-se na boca ao provar os resultados. No entanto, se preferir, pode cozinhar a abóbora à parte e juntá-la ao arroz pouco antes de adicionar a manteiga. Coza-a em caldo de legumes para obter mais sabor.
- Mantenha o caldo quente para evitar que haja um choque térmico ao adicioná-lo ao arroz, o que poderia parar a sua cozedura, alterar a textura dos resultados e fazer com que o risoto demore muito mais tempo a ficar pronto.
- O uso do vinho é opcional, mas recomendando, já que este ingrediente vai ajudar a trazer uma certa acidez ao prato que ajuda a equilibrar todos os sabores presentes.
- Use uma mistura de diferentes queijos ralados para um prato com ainda mais sabor e cor.
- Pode juntar outros ingredientes ao risoto de abóbora, como grelos, espinafres, ervilhas, alheira, frango desfiado, bacon, ou qualquer outro ingrediente de que goste. Pode até aproveitar para usar sobras que tenha em casa.
- Sirva o risoto bem quente, para evitar que o caldo evapore antes de o arroz ser servido.