Os sonhos de Natal são uma receita antiga e tradicional, que faz parte da memória afetiva de muitas famílias portuguesas. Quem não se lembra da avó ou da mãe a fritar os sonhos na véspera ou no dia de Natal, enchendo a casa com um aroma delicioso? Quem não se lembra de comer os sonhos ainda quentes, polvilhados com açúcar e canela ou regados com uma calda de laranja?
Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer sonhos de Natal com calda de laranja, seguindo uma receita simples e fácil, mas com alguns truques e dicas para conseguir sonhos perfeitos: fofos, ocos e deliciosos. Vai ver que não é difícil e que vale a pena fazer esta receita em casa, para surpreender e encantar a sua família neste Natal.
Ingredientes:
- 250 ml de água
- 50 g de manteiga ou margarina
- 1 casca de limão
- Uma pitada de sal
- 150 g de farinha com fermento
- 4 ovos (3 se forem muito grandes)
- Açúcar e canela para polvilhar q.b
- Óleo para fritar
Para a calda de laranja:
- 200 g de açúcar
- 2 laranjas (sumo e casca)
- 1 pau de canela
- 150 ml de água
Preparação:
- Num tacho, leve ao lume a água, a manteiga, a casca de limão e o sal. Deixe ferver e retire do lume.
- Junte a farinha de uma só vez e mexa bem com uma colher de pau, até formar uma bola que se despega do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
- Acrescente os ovos um a um, batendo bem entre cada adição, até obter uma massa homogénea e cremosa, que custa a cair da colher.
- Numa frigideira larga, aqueça óleo suficiente para cobrir os sonhos. Com duas colheres de sopa, molde pequenas porções de massa e frite-as em lume médio-baixo, virando-as ocasionalmente, até ficarem douradas e crescidas.
- Retire os sonhos com uma escumadeira e escorra-os sobre papel absorvente. Passe-os por açúcar e canela a gosto e reserve.
- Para fazer a calda, leve ao lume num tachinho o açúcar, o sumo e a casca das laranjas, o pau de canela e a água. Deixe ferver durante cerca de 10 minutos, até obter uma calda espessa e translúcida.
- Sirva os sonhos regados com a calda ou à parte, para cada um se servir como preferir.
Dicas:
- Use farinha com fermento, pois ajuda a massa a crescer e a ficar mais leve.
- Não frite os sonhos em óleo muito quente, pois podem ficar queimados por fora e crus por dentro. O óleo deve estar a cerca de 160ºC, ou seja, quando colocar um pedaço de pão, este deve demorar cerca de 40 segundos a dourar.
- Não frite muitos sonhos de cada vez, pois podem baixar a temperatura do óleo e não crescerem o suficiente. Deixe espaço suficiente entre eles para poderem inchar e rodar.
- Pique os sonhos com um palito ou um garfo durante a fritura, para ajudar a libertar o vapor e a formar uma cavidade no interior.
- Não deixe os sonhos arrefecerem antes de os passar por açúcar e canela.
- Se preferir, pode aromatizar a massa dos sonhos com raspa de laranja ou de limão, ou com uma colher de chá de canela ou de erva-doce em pó.
- Pode guardar os sonhos num recipiente fechado durante alguns dias, mas é provável que fiquem mais moles. Para recuperar a crocância, pode aquecê-los no forno ou no micro-ondas antes de servir.