O Natal é uma época de festa, de alegria, de partilha e de tradição. Uma das tradições mais antigas e queridas dos portugueses é a de confeccionar doces para enriquecer a mesa da consoada. São doces que nos remetem para as memórias da infância, para os sabores da terra, para os afetos da família.
Entre os doces de Natal mais típicos e apreciados, destacam-se os sonhos. Podem ser servidos simples ou acompanhados de uma calda aromática, que lhes confere ainda mais sabor e humidade.
São um doce que não pode faltar na mesa da consoada, pois trazem-nos a felicidade de ter uma mesa recheada com doces de Natal típicos nesta época festiva e de como isso é importante para o convívio familiar. Aprenda a fazer sonhos de Natal fofinhos com esta receita tradicional.
Ingredientes:
- 250 ml de água
- 250 ml de leite
- 100 g de manteiga ou margarina
- 1 casca de limão
- 1 pitada de sal
- 300 g de farinha com fermento
- 6 ovos
- Açúcar e canela para polvilhar
- Óleo para fritar
- 200 g de açúcar (opcional, para a calda)
- 1 casca de limão ou laranja (opcional, para a calda)
- 1 pau de canela (opcional, para a calda)
- 150 ml de água (opcional, para a calda)
Preparação:
- Num tacho, leve ao lume a água, o leite, a manteiga, a casca de limão e o sal. Deixe ferver.
- Retire do lume e junte a farinha de uma só vez. Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa homogénea e macia, que se descole das paredes do tacho.
- Transfira a massa para uma tigela e deixe arrefecer um pouco.
- Adicione os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Pode usar uma batedeira elétrica para facilitar este processo. A massa deve ficar cremosa e consistente, mas não demasiado líquida.
- Coloque no lume um tacho largo com óleo abundante. Deixe aquecer bem, mas sem ferver.
- Com a ajuda de duas colheres, molde pequenas porções de massa e coloque-as no óleo quente. Não coloque muitas ao mesmo tempo para não baixar a temperatura do óleo nem colar os sonhos uns aos outros.
- Frite os sonhos em lume brando, virando-os ocasionalmente com um garfo ou um palito. Deixe-os crescer e dourar por igual.
- Retire os sonhos com uma escumadeira e escorra-os sobre papel absorvente.
- Passe os sonhos por uma mistura de açúcar e canela a gosto e disponha-os numa travessa ou num prato.
- Se quiser fazer a calda, leve ao lume um tacho com o açúcar, a casca de limão ou laranja, o pau de canela e a água. Deixe ferver durante cerca de 10 minutos ou até obter uma calda espessa e brilhante.
- Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
- Sirva os sonhos regados com a calda ou à parte, para que cada um se sirva a seu gosto.
Dicas:
- Use farinha com fermento, que ajuda a massa a crescer e a ficar mais leve.
- Não deixe a massa cozer demasiado no tacho, pois pode ficar seca e dura. Assim que a massa se descolar das paredes do tacho, retire-a do lume e transfira-a para uma tigela.
- Deixe a massa arrefecer um pouco antes de juntar os ovos, para que estes não cozam com o calor da massa.
- Bata bem a massa entre cada adição de ovo, para que fique bem envolvida e arejada.
- Não use ovos muito grandes, pois podem tornar a massa demasiado líquida e difícil de moldar. Se os ovos forem muito grandes, use apenas 5 em vez de 6.
- Não aqueça demasiado o óleo, pois pode queimar os sonhos por fora e deixá-los crus por dentro. O óleo deve estar quente, mas não a ferver. Pode testar a temperatura do óleo com um pedaço de pão: se este fritar lentamente e ficar dourado, o óleo está pronto.
- Frite os sonhos em lume brando, para que cozinhem por dentro e fiquem bem crescidos e ocos. Pique os sonhos de vez em quando com um garfo ou um palito, para que libertem o vapor e não encolham.
- Não frite muitos sonhos ao mesmo tempo, pois podem baixar a temperatura do óleo e colar uns aos outros. Frite-os em pequenas quantidades e deixe o óleo aquecer novamente entre cada fornada.
- Se quiser fazer a calda, não deixe que esta fique demasiado espessa ou caramelizada, pois pode endurecer e cristalizar. Deixe a calda ferver apenas até obter uma consistência líquida e brilhante.
- Sirva os sonhos ainda mornos ou à temperatura ambiente, pois são mais saborosos do que frios. Pode aquecê-los ligeiramente no forno ou no micro-ondas antes de servir, se preferir.
- Guarde os sonhos num recipiente fechado à temperatura ambiente ou no frigorífico. Pode conservá-los durante alguns dias, mas tenha em conta que vão perder alguma frescura e fofura. Pode também congelá-los depois de fritos e sem açúcar nem canela. Depois é só descongelá-los e aquecê-los antes de servir.