O chocolate é um daqueles ingredientes que é muito usado em sobremesas e doces, pelo seu sabor e pela sua cor única. Nesta receita de tarte de chocolate com coco, temos tudo isso e o toque aromático e ainda mais convidativo dado pela presença do coco, que agrada a toda a gente, independentemente dos paladares.
A receita torna-se ainda mais especial pelo facto de irmos fazer a nossa própria base de tarte, mas não se preocupe, porque não terá muito trabalho extra com isso. Afinal, apenas tem que triturar as bolachas de chocolate e depois ligá-las com a manteiga e demais ingredientes que lhe indicamos. Não podia ser mais simples!
Quanto ao recheio, também não apresenta grandes dificuldades, bastando misturar tudo. O difícil nesta receita de tarte de chocolate com coco será respeitar os tempos de frio indicados, porque a vontade de provar vai ser quase irresistível. Portanto, se ficou com curiosidade de experimentar, deite mãos à obra ainda hoje.
Ingredientes:
- 200 g de bolacha Maria
- 50 g de chocolate em pó
- 100 g de açúcar
- 150 g de manteiga derretida
- 4 folhas de gelatina incolor
- 1 dl de leite condensado
- 2 dl de leite de coco
- 50 ml de batida de coco
- 2 dl de natas
Preparação:
- Triture a bolacha Maria, até ter uma areia fina. Depois, coloque-a numa taça.
- Acrescente-lhes o chocolate, o açúcar e a manteiga. Misture tudo até obter uma massa homogénea.
- Coloque esta mistura numa tarteira de fundo amovível, tendo o cuidado de cobrir bem todo o fundo e lados.
- Leve a tarteira com a massa ao congelador, enquanto prepara o recheio.
- Coloque as folhas de gelatina em água fria, durante 5 minutos.
- Entretanto, leve o leite de coco e o leite condensado a lume baixo, até ferverem.
- Assim que esta mistura ferver, acrescente-lhe a batida de coco e a gelatina escorrida. Mexa bem para dissolver e misturar os ingredientes.
- Deixe que este preparado arrefeça.
- Bata as natas até estarem firmes. De seguida, envolva-as no creme da panela.
- Cubra a base de bolacha com esta mistura.
- Leve ao congelador durante pelo menos 2 horas para solidificar.
Dicas:
- Se quiser usar menos ingredientes, pode substituir as bolachas Maria por bolachas de chocolate. Nesse caso, não precisa de usar o chocolate em pó na base. Pode omitir este ingrediente ou optar por o colocar no recheio, para lhe dar mais cor e um sabor ainda mais forte a chocolate.
- Caso tenha receio de não conseguir desenformar bem a tarte, coloque papel vegetal na tarteira, antes de a cobrir com a base de bolacha. Assim, a tarefa de desenformar torna-se mais fácil.
- Para um recheio ainda mais original, junte-lhe um pouco de coco ralado, que dará uma textura diferente à sobremesa. Se prefere um toque mais aromático, pode sempre usar um pouco de canela.
- Caso prefira, pode guardar a tarte de chocolate com coco no frigorífico. Os resultados são também refrescantes, mas não tão gelados, o que é preferível caso vá fazer esta sobremesa no inverno. No verão, pelo contrário, esta tarte saída diretamente do congelador é uma maravilha.