As azevias de grão alentejanas são um dos doces mais tradicionais da gastronomia portuguesa, especialmente na região do Alentejo, onde são uma presença obrigatória na mesa de Natal. São pastéis fritos de massa fina e crocante, recheados com um creme de grão-de-bico aromatizado com canela e limão. São polvilhados com açúcar e canela e servidos mornos ou frios.
Fazer as azevias de grão alentejanas não é difícil, mas requer algum tempo e paciência. A massa deve ficar bem fina e elástica, o recheio deve ficar cremoso e consistente e a fritura deve ser feita em óleo bem quente para que os pastéis fiquem sequinhos e estaladiços.
Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer as azevias de grão alentejanas seguindo uma receita antiga, tradicional e repleta de sabor. E temos a certeza que, no final, toda a família irá adorar o resultado e o Natal será, certamente, mais doce.
Ingredientes:
- Para o recheio:
- 300 g de grão-de-bico cozido e sem pele
- 250 g de açúcar
- 2 gemas
- 1 colher de chá de canela em pó
- Raspa de 1 limão
- Para a massa:
- 300 g de farinha
- 50 g de manteiga derretida
- 1 colher de sopa de aguardente
- 100 ml de água
- Uma pitada de sal
- Para fritar e polvilhar:
- Óleo q.b.
- Açúcar e canela q.b.
Preparação:
- Comece pelo recheio: coloque o grão-de-bico num tacho com o açúcar, a canela e a raspa de limão. Leve ao lume brando durante alguns minutos, mexendo sempre. Retire do lume e triture com uma varinha mágica ou num processador de alimentos até obter um creme liso. Volte a levar ao lume e adicione as gemas, mexendo bem até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Faça a massa: numa tigela, misture a farinha com o sal. Faça uma cavidade no centro e adicione a manteiga derretida e a aguardente. Misture bem e vá adicionando a água aos poucos, amassando até formar uma bola macia e homogénea. Cubra com um pano ou com película aderente e deixe repousar durante 30 minutos.
- Estenda a massa: numa superfície enfarinhada, estenda a massa com um rolo até ficar bem fina. Corte círculos com cerca de 10 cm de diâmetro, usando um cortador ou um copo.
- Recheie as azevias: coloque uma colher de sopa do recheio no centro de cada círculo de massa. Dobre ao meio, formando meias-luas, e pressione as bordas com um garfo para selar. Repita até acabar a massa e o recheio.
- Frite as azevias: aqueça o óleo numa frigideira funda e frite as azevias em pequenas quantidades, até ficarem douradas de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela a gosto.
- Sirva as azevias: pode servir as azevias de grão alentejanas mornas ou frias, acompanhadas de um chá, um café ou um vinho do Porto.
Dicas:
- Pode usar uma panela de pressão para cozer o grão-de-bico, que é mais rápida e prática. Lembre-se de demolhá-lo na véspera, para que fique mais macio e fácil de cozer.
- Para retirar a pele do grão-de-bico, pode esfregá-lo com as mãos ou passá-lo por um passador de rede fina, pressionando com uma colher. Também pode comprar grão-de-bico já cozido e sem pele, que é mais cómodo e poupa tempo.
- Se quiser adicionar um pouco mais de aroma, pode juntar uma casca de laranja ou de limão ao tacho com o grão-de-bico e o açúcar. Retire-a antes de triturar o creme.
- Para que a massa fique mais elástica e fácil de estender, pode adicionar uma colher de chá de fermento em pó à farinha. Também pode substituir a aguardente por vinho branco ou cerveja, que ajudam a dar leveza à massa.
- Certifique-se de que as bordas estão bem seladas e não têm ar no interior para que as azevias não abram durante a fritura. Pode pincelar as bordas com água ou clara de ovo para ajudar a colar.
- Para que as azevias fiquem crocantes e sequinhas, frite-as em óleo bem quente, mas não demasiado, para que não queimem por fora e fiquem cruas por dentro. Use uma escumadeira para virar as azevias e retirá-las do óleo. Não use um garfo ou um palito, pois pode furar a massa e deixar entrar o óleo.