Os bilharacos de abóbora são um dos doces mais típicos da gastronomia portuguesa, especialmente na região de Aveiro. São uma espécie de sonhos ou filhoses feitos com abóbora cozida, farinha, ovos, açúcar e aguardente, que depois são fritos em óleo quente e polvilhados com açúcar e canela.
Esta receita é muito antiga e tradicional, sendo transmitida de geração em geração nas famílias bairradinas. Os bilharacos são um doce que não pode faltar na mesa de Natal, mas também podem ser feitos em qualquer outra época do ano, para acompanhar um chá ou um café.
Hoje, vamos ensinar-lhe a fazer bilharacos de abóbora no forno, uma forma mais saudável e prática de preparar este doce delicioso. Reúna os ingredientes e prepare este doce típico de Natal que irá fazer as delícias de todos, dos mais pequenos aos mais crescidos.
Ingredientes:
- 2 kg de abóbora
- 400 g de açúcar
- 200 g de farinha de trigo
- 3 ovos inteiros
- 1 cálice de aguardente
- 1 limão (raspa)
- Açúcar e canela para polvilhar
Preparação:
- Comece por cozer a abóbora em água temperada com sal. Depois de cozida, escorra bem a água e coloque a abóbora dentro de um pano de linho ou algodão.
- Pendure o pano num local alto e deixe escorrer durante algumas horas ou de um dia para o outro. Este passo é muito importante para retirar o excesso de água da abóbora e evitar que os bilharacos fiquem moles.
- Coloque a abóbora escorrida num alguidar ou numa tigela grande e esmague-a com um garfo ou um esmagador de batatas.
- Junte os ovos, a farinha, o açúcar, o cálice de aguardente e a raspa do limão. Misture bem até obter uma massa homogénea e consistente.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.
- Com a ajuda de duas colheres, molde pequenas porções da massa e disponha-as no tabuleiro, deixando algum espaço entre elas.
- Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até ficarem douradas e estaladiças.
- Retire os bilharacos do forno e deixe-os arrefecer um pouco sobre uma grade.
- Polvilhe-os com açúcar e canela a gosto e sirva-os mornos ou frios.
Dicas:
- Escolha uma abóbora madura e firme, que tenha uma cor laranja intensa e uma casca lisa. Evite as abóboras que estejam moles, rachadas ou com manchas.
- Se quiser dar um toque extra de sabor aos seus bilharacos, pode adicionar à massa uma pitada de noz-moscada, cravo-da-índia ou erva-doce.
- Se preferir uns bilharacos mais doces, pode aumentar a quantidade de açúcar na massa ou fazer uma calda para regá-los depois de saírem do forno. Para fazer a calda, basta levar ao lume um tacho com 200 g de açúcar, 150 ml de água e um pau de canela e deixar ferver até engrossar um pouco.
- Se não tiver aguardente, pode substituí-la por vinho do Porto, rum ou outro licor da sua preferência. A aguardente ajuda a dar um sabor mais intenso aos bilharacos e a torná-los mais crocantes.
- Não encha demasiado o tabuleiro com a massa, pois os bilharacos vão crescer um pouco no forno. Deixe cerca de 2 cm de espaço entre cada um para que fiquem bem cozidos e estaladiços.