O borrego assado no forno à Alentejana é um dos pratos mais típicos e apreciados da gastronomia portuguesa. Esta receita antiga, tradicional e repleta de sabor é ideal para ocasiões especiais, como a Páscoa, o Natal ou um almoço de família. O segredo está na qualidade da carne, na marinada e na cozedura lenta, que conferem ao borrego uma textura macia, uma crosta dourada e um aroma irresistível.
Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer borrego assado no forno à Alentejana, seguindo os passos da receita original. Além disso, vamos dar-lhe alguns truques e dicas para que o seu borrego fique perfeito. Vamos começar?
Ingredientes:
- 1 kg de carne de borrego (preferencialmente da perna ou do lombo)
- Batatas q.b.
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 dl de vinho branco
- 2 cravinhos
- 3 tiras de entremeada
- Sal, pimenta e colorau q.b.
Preparação:
- Limpe bem a carne para remover a gordura gelatinosa e o bedum (mau cheiro). Se tem dúvidas como preparar a carne de borrego, leia as notas no final deste artigo.
- Tempere a carne com sal, colorau, alhos picados, cravinho e louro. Regue com vinho branco e deixe marinar durante pelo menos 4 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro).
- Coloque a carne num tabuleiro de ir ao forno e regue com azeite. Adicione a cebola cortada em rodelas, pimenta preta e a entremeada cortada em pedaços.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe assar lentamente. Vá regando o assado com o molho da carne e verificando se está assado o suficiente.
- Mais ou menos a meio do tempo, adicione as batatas (com ou sem casca, como preferir) cortadas em quartos ou em rodelas grossas. Tempere-as com sal, pimenta e colorau.
- Deixe cozinhar até as batatas estarem macias e o borrego dourado e tenro. Se necessário, aumente a temperatura do forno nos últimos minutos para tostar a carne e as batatas.
- Retire do forno e sirva o borrego assado no forno à Alentejana acompanhado de uma salada verde ou de um esparregado.
Dicas:
- Escolha uma carne de borrego jovem e fresca, que tenha entre 4 a 6 meses de idade. A carne deve ser rosada, firme e sem cheiro forte.
- Antes de temperar a carne, lave-a bem em água fria e esfregue-a com rodelas de limão. Isto ajuda a eliminar o bedum e a dar um toque cítrico à carne.
- Para que a marinada penetre melhor na carne, faça alguns golpes na superfície do borrego com uma faca afiada.
- Se quiser dar um sabor mais intenso ao borrego, pode acrescentar à marinada outros ingredientes como vinagre, alecrim, tomilho ou mostarda.
- Não se esqueça de virar a carne na marinada de vez em quando, para que fique bem impregnada de todos os sabores.
- Não deixe o borrego assar demasiado tempo, pois pode ficar seco e duro. O tempo de cozedura depende do tamanho e da espessura da carne, mas em média demora entre 1 hora e meia a 2 horas.
- Se o molho do assado começar a secar, pode adicionar um pouco mais de vinho branco ou de água quente. Não adicione demasiado líquido, pois pode diluir o sabor do borrego.
- Se gostar de um molho mais espesso e apurado, pode retirar o borrego e as batatas do tabuleiro quando estiverem prontos e levar o molho ao lume, mexendo até reduzir. Se quiser, pode também passar o molho por um coador ou por uma varinha mágica para eliminar os pedaços de cebola e alho.