O borrego é uma carne muito apreciada em Portugal, especialmente nas épocas festivas como a Páscoa, o Natal ou o São João. Existem várias formas de cozinhar borrego, mas uma das mais tradicionais e populares é o borrego assado no forno. Esta receita é típica da região de Trás-os-Montes, no nordeste de Portugal, onde se produz um dos melhores borregos do país.
O borrego assado no forno à Transmontana é uma receita antiga, que se transmite de geração em geração, e que se caracteriza pelo seu sabor intenso e aromático, graças aos temperos e às ervas que se usam na sua preparação. Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer esta receita deliciosa, com truques e dicas para deixar a carne suculenta e saborosa. Bom apetite!
Ingredientes:
- Uma perna ou uma pá de borrego (cerca de 2 kg)
- Sal e pimenta
- Alho
- Vinho branco
- Azeite
- Banha
- Colorau
- Louro
- Alecrim
- Tomilho
- Batatas
- Cebolas
Preparação:
- Lave bem o borrego em água quente e retire-lhe as gorduras e as peles que possa ter.
- Seque-o com papel de cozinha e faça alguns golpes na carne com uma faca afiada.
- Tempere-o com sal e pimenta a gosto, esfregando bem a carne com os dedos.
- Descasque e pique alguns dentes de alho (cerca de 6 a 8) e introduza-os nos golpes que fez na carne.
- Coloque o borrego num tabuleiro ou numa assadeira grande e regue-o com vinho branco (cerca de 3 dl) e um fio de azeite.
- Junte também um pouco de banha (cerca de 50 g), uma colher de sopa de colorau, duas folhas de louro, um ramo de alecrim e outro de tomilho.
- Envolva bem a carne com os temperos e deixe-a marinar no frigorífico durante pelo menos 4 horas, ou de preferência de um dia para o outro.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Retire o borrego da marinada (reserve-a) e coloque-o num tabuleiro limpo.
- Regue-o com um pouco mais de azeite e leve-o ao forno durante cerca de uma hora e meia, ou até a carne estar dourada e tenra.
- A meio da cozedura, vire o borrego para alourar por igual e regue-o com a marinada que reservou.
- Se vir que o molho está a secar muito, junte um pouco mais de vinho branco ou água quente.
- Entretanto, descasque e corte algumas batatas (cerca de 1 kg) em quartos e algumas cebolas (cerca de 4) em rodelas grossas.
- Tempere-as com sal, pimenta e alecrim picado e junte-as ao tabuleiro do borrego quando este estiver quase assado.
- Deixe-as cozinhar até ficarem macias e douradas, mexendo-as ocasionalmente para não pegarem.
- Retire o tabuleiro do forno e transfira o borrego para uma travessa grande.
- Corte-o em fatias grossas e disponha-as na travessa.
- Acompanhe com as batatas e as cebolas assadas e regue tudo com o molho que ficou no tabuleiro.
- Se quiser, pode também servir com uma salada verde ou com um esparregado de espinafres.
Dicas:
- Marque bem a carne com uma faca afiada e introduza pedaços de alho, sal e ervas aromáticas nos golpes, para que a carne fique bem temperada por dentro.
- Deixe a carne marinar durante pelo menos 4 horas, ou idealmente de um dia para o outro, num recipiente fechado no frigorífico, com vinho branco, azeite, banha, colorau, louro, alecrim, tomilho e outros temperos a gosto. Assim, a carne vai ficar mais macia e saborosa.
- Antes de levar a carne ao forno, seque-a bem com papel de cozinha e regue-a com um pouco mais de azeite. Cubra-a com papel de alumínio e leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de uma hora e meia, ou até a carne estar cozida.
- Se quiser variar o acompanhamento, pode optar por castanhas assadas, arroz de forno, esparregado de espinafres, salada verde ou outra guarnição da sua preferência.