O camarão tigre é uma espécie de camarão de um tamanho considerável, que tem conquistado cada vez mais apreciadores no nosso país. Se procura uma forma de provar esta iguaria, esta receita de camarão tigre no forno é fácil de fazer, rápida e com resultados que são deliciosamente surpreendentes e apelativos.
Apenas irá precisar de poucos ingredientes para recriar este prato em sua casa, e de poucos minutos na cozinha para obter um sabor incrível. Afinal, vai ser o calor do forno a fazer a maioria do trabalho, permitindo-lhe descansar um pouco ou fazer outra coisa enquanto os camarões tigres estão a cozinhar.
Se tem vontade de experimentar esta receita de camarões tigre no forno, prepare os ingredientes indicados e siga as instruções que lhe deixamos abaixo. Verá que vai apreciar tanto o sabor deste prato que o vai querer repetir muitas mais vezes, seja num dia de festa, seja para uma refeição mais simples a meio da semana.
Ingredientes:
- 500 g de camarão tigre
- 3 colheres de sopa de azeite
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de sal
- Q.b. de orégãos
- 2 folhas de louro
- 50 ml de vinho branco
- 25 ml de aguardente velha
Preparação:
- Pré-aqueça o seu forno a 200ºC.
- Abra os camarões tigre ao longo da sua parte exterior, tendo o cuidado de lhes retirar a tripa escura.
- Coloque os camarões num tabuleiro de ir ao forno, tempere-os com sal e regue-os com o azeite.
- Esmague os alhos e coloque-os por cima dos camarões.
- Depois, coloque o vinho e a aguardente por cima o camarão. Coloque por cima os orégãos.
- Leve os camarões ao forno por cerca de 10 minutos.
Dicas:
- Para conseguir ainda mais sabor neste prato, pode colocar todos os ingredientes por cima do camarão, na ordem indicada, e deixar a marinar durante 1 hora. Depois, é só seguir com a receita como indicado.
- Pode utilizar as ervas aromáticas que quiser nesta receita. Em vez dos orégãos, use um pouco de salsa ou coentros picados, ou até um pouco de hortelã, para um sabor diferente e refrescante.
- Se não tiver vinho ou aguardente, use cerveja em sua substituição. Outras bebidas, como o whisky, são também uma boa escolha para dar mais sabor ao prato.
- Os camarões cozinham muito rapidamente, pelo que é importante que controle o tempo que estes passam no forno. 10 minutos costuma ser suficiente para conseguir um camarão dourado, mas, se vir que é necessário mais tempo, vá verificando de minuto a minuto o ponto da cozedura, para evitar que o camarão seque.
- Esta receita é tão versátil que pode ser servida com qualquer tipo de acompanhamento, desde uma salada simples a um arroz mais elaborado. Por isso, irá encontrar com facilidade combinações de sabores que sejam do seu agrado.