Há receitas que nos fazem viajar no tempo e no espaço, que nos trazem à memória os sabores e os aromas da nossa infância, que nos ligam às nossas raízes e à nossa história. O ensopado de borrego à pastora é uma dessas receitas, que nos transporta para as paisagens rurais do Alentejo e da Beira Baixa, onde os pastores criavam os seus rebanhos e cozinhavam a carne de borrego em panelas de ferro sobre o fogo.
O ensopado de borrego à pastora é uma receita antiga e tradicional, que se mantém viva graças à transmissão oral de geração em geração. É uma forma de homenagear os nossos antepassados, que nos ensinaram a aproveitar os recursos da terra e a cozinhar com simplicidade e sabor. É também uma forma de partilhar com a família e os amigos um prato reconfortante e delicioso, que aquece o corpo e a alma. Aprenda a fazê-lo!
Ingredientes:
- 1,5 kg de carne de borrego (peito, pá ou cachaço)
- 100 ml de azeite
- 6 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de salsa picada
- 1 ramo de hortelã picada
- 500 ml de vinho branco
- Sal e pimenta a gosto
- Pão alentejano ou batatas cozidas para acompanhar
Preparação:
- Com uma faca afiada, corte a carne em pedaços médios, com cerca de 5 cm cada. Retire o máximo de gordura que conseguir, mas deixe alguma para dar sabor ao molho.
- Lave a carne em água corrente fria para retirar eventuais impurezas ou pedaços de osso. Escorra bem a água.
- Coloque a carne numa tigela grande e tempere-a com sal grosso. Esfregue bem o sal na carne para penetrar na fibra.
- Cubra a tigela com película aderente ou com um pano limpo e leve-a ao frigorífico durante pelo menos duas horas. Isto vai ajudar a amaciar a carne e a realçar o seu sabor.
- Antes de cozinhar a carne, retire-a do frigorífico e deixe-a à temperatura ambiente durante cerca de 15 minutos. Seque-a bem com papel absorvente para retirar o excesso de humidade.
- Numa panela grande, aqueça o azeite em lume médio-alto. Junte os alhos picados e as folhas de louro e deixe alourar ligeiramente, mexendo de vez em quando.
- Adicione a carne de borrego e frite-a até dourar de todos os lados, virando-a com uma pinça ou uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Regue a carne com o vinho branco e deixe ferver. Baixe o lume e tape a panela. Deixe cozinhar por cerca de uma hora e meia, ou até a carne ficar macia e se soltar do osso. Se necessário, acrescente um pouco mais de água quente durante a cozedura para evitar que o molho seque.
- A meio da cozedura, junte a salsa e a hortelã picadas ao molho e envolva bem. Estas ervas aromáticas vão dar um toque fresco e perfumado ao ensopado.
- Quando a carne estiver cozida, retifique os temperos e retire do lume. Sirva o ensopado de borrego à pastora bem quente, acompanhado de pão alentejano ou de batatas cozidas. Pode também polvilhar com mais salsa ou hortelã picadas por cima.
Dicas:
- Escolha um vinho branco seco e de boa qualidade para fazer o molho do ensopado. O vinho vai ajudar a amaciar a carne e a dar-lhe um sabor mais intenso e complexo.
- Se quiser, pode acrescentar alguns legumes ao ensopado, como cenouras, cebolas ou ervilhas. Estes legumes vão enriquecer o molho e dar-lhe mais cor e textura.
- Se gostar, pode também adicionar algumas especiarias ao ensopado, como cominhos, colorau ou cravinho. Estas especiarias vão dar um toque exótico e picante ao prato.
- Para engrossar o molho do ensopado, pode dissolver uma colher de sopa de farinha num pouco de água fria e juntar à panela nos últimos minutos da cozedura. Mexa bem para evitar grumos e deixe ferver até obter a consistência desejada.
- Para servir o ensopado de borrego à pastora à moda antiga, pode cortar fatias grossas de pão alentejano e colocá-las no fundo de uma travessa. Depois, cubra-as com a carne e o molho bem quentes. O pão vai absorver o molho e ficar delicioso.