A culinária alentejana é conhecida pela facilidade com que cria pratos deliciosos a partir de ingredientes simples e facilmente acessíveis. Este pormenor explica-se devido à escassez de alimentos que sempre caracterizou esta região, tendo os seus habitados sido obrigados a inovar com o pouco que tinham disponível. É o caso das febras de porco à Alentejana, um prato desconcertantemente simples e delicioso.
É frequente encontrá-lo nos restaurantes mais típicos do Alentejo (pelo menos, aqueles que ainda não foram massificados pelo turismo). Costuma vir acompanhado de batatas fritas ou de migas alentejanas, sempre com uma boa salada ao seu lado.
Esta simplicidade de sabores é, talvez, a maior das riquezas da gastronomia desta região e conquista até os paladares mais exigentes. Aprenda a fazer umas deliciosas febras de porco à Alentejana com esta receita tradicional. Bom apetite! 🙂
Ingredientes:
- 4 febras de porco
- qb de sumo de limão
- 5 dentes de alho
- qb de coentros
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre
- qb de sal
Preparação:
- Comece por temperar as febras com um pouco sal e regue-as com sumo de limão.
- Deixe marinar durante 1 hora, pelo menos.
- Grelhe as febras numa frigideira com um fio de azeite.
- Retire-as para uma travessa e polvilhe com dentes de alho e coentros (ambos bem picados).
- Regue com um pouco de azeite e vinagre e envolva bem.
- Sirva.
Dicas:
- As febras de porco são sempre mais deliciosas quando possuem uma dose extra de gordura. É esta que, ao ser frita, confere uma textura mais tenra à febra.
- Se comprou as febras no supermercado e estas estão embaladas, deve abrir a embalagem e deixá-las repousar durante 15 minutos ao ar livre antes de as temperar.
- Ao invés de polvilhar com alho picado e coentros e regar com azeite e vinagre, pode fazer previamente um molho com estes 4 ingredientes e usá-lo para regar as febras antes de as servir.
- Se aprecia, pode temperar com um pouco de pimenta preta, mas sem exageros.
- As febras de porco à Alentejana são ótimas quando acompanhadas de batatas fritas e uma salada mediterrânica ou de tomate.