O pão recheado com camarão tem tudo para ser o centro das atenções sempre que existe uma festa ou convívio lá por casa. Afinal de contas, poucos são os que lhe resistem e cada dentada desperta ainda mais a vontade de repetir.
Não existem grandes segredos na hora de o preparar. Basta escolher ingredientes de qualidade, especialmente o pão e o queijo. E por falar em queijo… deve ser de uma variedade que derreta facilmente (nem todos os queijos derretem) e deve ter um sabor acentuado mas não exagerado. É por isso que deve evitar queijo da serra ou queijo picante, por exemplo.
O resultado é um petisco que tem todas as caraterísticas necessárias para ser o centro das atenções em qualquer convívio com amigos e familiares. Em Portugal, é especialmente apreciado na noite de Ano Novo mas, aqui entre nós, pode e deve ser feito em qualquer época. Aprenda a fazer um delicioso pão recheado com camarão.
Ingredientes:
- 200 gramas de miolo de camarão
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 150 gramas de ananás picado
- 100 ml de maionese
- qb de sal
- qb de pimenta
- 1 pão alentejano
- 200 gramas de queijo mozzarella ralado
Preparação:
- Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Corte o topo do pão em forma de tampa. Retire o miolo e reserve.
- Numa tigela grande, misture a cebola e os alhos picados juntamente com o camarão, o ananás, a maionese e metade do queijo.
- Misture e tempere com sal e pimenta.
- Recheie o pão com o preparado anterior e cubra com o queijo que sobrou.
- Leve ao forno durante 25 minutos (sem tampa e coberto com papel de alumínio).
- Passado esse tempo, retire o papel de alumínio e deixe no forno mais 5 ou 10 minutos, até que o queijo fique gratinado.
- Retire do forno e sirva ainda quente.
Dicas:
- Não deixe fora o miolo do pão! Pode aproveitá-lo para fazer tostas ou croutons que acompanham muito bem este petisco. Em alternativa, também pode utilizá-lo para fazer migas, por exemplo.
- Por falar em pão… deve evitar escolher um que seja mais denso, como a broa de milho ou o pão de centeio puro. Os melhores pães à venda em Portugal para fazer este petisco são o pão alentejano e o pão de Rio Maior.
- O ananás é um ingrediente opcional e pode ser eliminado ou trocado por outro, dependendo do seu gosto pessoal. Pode substitui-lo por bacon, por exemplo.
- Escolha um queijo que se adapte ao seu gosto porque o resultado final depende muito deste ingrediente. Se aprecia queijos com sabores fortes, escolha um queijo Edam ou um Grana Padano, por exemplo.
- Não demore muito a consumir o pão recheado com camarão depois de o retirar do forno. Este petisco tipicamente português sabe sempre melhor quando é comido ainda quente.