Nome curioso para uma sobremesa, certo? 🙂 As peras bêbedas tiveram a sua origem nos campos vinícolas da França, quando os agricultores tentaram encontrar uma forma de aproveitar a fruta “menos bonita” que não conseguiam vender nos mercados.
O caminho desde o improviso até ao sucesso geral foi rápido. As peras bêbedas conquistaram os mais céticos e, a partir de França, espalharam-se para o mundo, incluindo Portugal. À medida que a sua popularidade ia crescendo, iam aumentando também as variações à receita tradicional.
E como nós aqui somos da opinião que o original é sempre melhor do que a cópia, trazemos-lhe a receita mais típica e antiga das tão famosas peras bêbedas à francesa. O resultado é uma sobremesa que nunca desilude e que é especialmente popular na altura do Natal. Desfrute! 🙂
Ingredientes:
- 4 peras
- 100 gramas de açúcar
- 1 litro de vinho tinto
- 4 cravinhos
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- casca de 1 laranja
Preparação:
- Verta o vinho numa panela e adicione o açúcar, o pau de canela, os cravinhos, a estrela de anis e a casca de laranja.
- Aqueça até que o açúcar se dissolva completamente, mexendo de vez em quando.
- Entretanto, descasque as peras, deixando-lhes apenas o pé.
- Coloque-as na panela, cobrindo-as completamente de vinho.
- Coza durante 30 minutos em lume brando ou até que as peras fiquem macias.
- Retire do lume e escorra.
- Sirva quentes ou frias, decoradas ou simples.
Dicas:
- Pode utilizar qualquer variedade de peras para fazer esta receita tradicional. O importante é que estejam bem maduras.
- Quanto à variedade de vinho, este deve ser seco. Em alternativa, também pode utilizar vinho do Porto, se não se importar de gastá-lo a cozer peras. 🙂
- Se apreciar sobremesas mais doces, pode colocar mais açúcar. Mas tenha em conta a própria doçura das peras na altura de decidir aumentar ou diminuir a quantidade deste ingrediente.
- Se não tiver laranjas em casa, pode optar por usar cascas de limão.
- Se quer fazer uma receita mais simples, pode optar por não adicionar o cravinho e a estrela de anis.
- E para aqueles que nunca hesitam em cometer o pecado da gula: estas peras bêbedas ficam ainda mais deliciosas se forem cobertas com um pouco de chocolate líquido ou acompanhadas por uma bola de gelado.
- Se não quiser desperdiçar o vinho que utilizou na cozedura das peras, leve-o ao lume até reduzir e ficar denso e cremoso. Depois, utilize-o como molho para carnes assadas.