Quinta-feira, 21 Setembro, 2023

Batatas bravas: um petisco espanhol ao qual ninguém resiste

Data:

Partilhar:

As batatas bravas são um clássico da culinária espanhola e um dos petiscos mais populares em bares e restaurantes de todo o país. Originárias de Madrid, estas batatas fritas crocantes servidas com um molho picante e saboroso conquistaram o paladar de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo.

Mas o que torna as batatas bravas tão especiais? Talvez seja a combinação perfeita entre a textura crocante das batatas fritas e o sabor intenso do molho bravo. Ou talvez seja a simplicidade da receita, que permite que qualquer pessoa possa prepará-la em casa com facilidade.

O fato é que as batatas bravas são um prato versátil e delicioso que pode ser servido como entrada, petisco ou acompanhamento. E apesar de ser uma receita tradicional, existem inúmeras variações e formas de prepará-la, o que permite que cada pessoa possa dar o seu toque pessoal ao prato. Aprenda a fazê-las com esta receita tradicional e tipicamente espanhola.

Ingredientes:

  • 1 Kg de batatas para fritar
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de pimentão doce
  • 1 colher de sopa de pimentão picante
  • 1 colher de sopa de farinha fina de milho
  • 250 ml de caldo de legumes ou frango

Preparação:

  1. Descasque e corte as batatas em cubos. Frite-as em azeite quente até ficarem douradas e crocantes por fora e macias por dentro. Tempere com sal e reserve.
  2. Para o molho bravo, descasque e pique os alhos.
  3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e deixe aquecer. Junte os alhos e deixe alourar.
  4. Adicione a farinha e mexa bem. Junte os dois tipos de pimentão e mexa rapidamente.
  5. Adicione o caldo e mexa até engrossar.
  6. Sirva as batatas quentes com o molho bravo por cima.

Dicas:

  • Uma maneira de variar a receita de batatas bravas é experimentar diferentes tipos de pimentão para o molho bravo. Além do pimentão doce e picante, pode experimentar pimentão defumado ou até mesmo misturar diferentes tipos de pimentão para criar um sabor único.
  • Outra sugestão é adicionar outros ingredientes ao molho bravo para dar mais sabor e textura. Por exemplo, pode adicionar cebola picada, pimento vermelho picado ou até mesmo bacon picado e frito.
  • Se quiser uma opção mais saudável, pode assar as batatas em vez de fritá-las. Basta cortá-las em cubos, temperar com sal e azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200°C durante cerca de 30 minutos ou até ficarem douradas e crocantes.
  • Também pode experimentar diferentes tipos de batata para esta receita. Além das batatas mais comuns, pode usar batata-doce, batata-baroa ou até mesmo inhame.
  • Por fim, outra sugestão é servir as batatas bravas com outros acompanhamentos além do molho bravo. Pode, por exemplo, servir com maionese de alho, molho tártaro ou até mesmo guacamole. As possibilidades são infinitas!
Clara Matias
Clara Matias
Aprendeu a cozinhar com a mãe mas foram as receitas da sua avó que mais a cativaram. A cozinha tradicional portuguesa é a sua grande paixão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

10 ideias de decoração para cozinhas modernas e elegantes

A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa, pois é nela que preparamos as refeições, recebemos...

Os 10 eletrodomésticos que mais consomem energia

Sabia que os eletrodomésticos são responsáveis por cerca de 55% do consumo de energia elétrica nas nossas casas?...

10 ideias de decoração para salas modernas

A sala de estar é um dos espaços mais importantes da casa, pois é onde passamos grande parte...

8 plantas que florescem no Inverno em Portugal

O Inverno é uma estação que muitas vezes é associada à falta de cor e de vida na...