Costumamos ter a tendência de associar o feijão apenas a pratos salgados, mas a verdade é que este ingrediente acaba por ser usado em muitos doces, um pouco por todo o mundo. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer em sua casa uma maravilhosa tarte de feijão com amêndoa, com um sabor bastante equilibrado e um aroma apelativo.
A receita que lhe deixamos usa uma base de tarte de compra, para uma maior rapidez de preparo, mas pode sempre optar por fazer a base em sua casa, tendo assim um maior controlo sobre o seu sabor. Recomendamos também que não use feijão de conserva, devido ao seu elevado teor em sal, que pode alterar o sabor da sobremesa.
Se ficou com curiosidade de experimentar fazer uma tarte de feijão com amêndoa em sua casa, prepare todos os ingredientes que lhe indicamos e siga as instruções. Depois, é só deixar que o calor do forno atue a faça magia, enquanto descansa ou prepara outros complementos para a sua sobremesa. Verá que é daquelas receitas a repetir mais vezes!
Ingredientes:
- 500 g de açúcar
- 12 gemas de ovo
- 125 g de amêndoa ralada
- 175 g de feijão branco cozido em casa
- Água q.b.
- 1 base de massa quebrada
Preparação:
- Pré-aqueça o seu forno a 200ºC.
- Passe o feijão por um passe-vite, para que as cascas fiquem retidas. Pese a quantidade indicada e reserve.
- Num tacho, misture o açúcar e água suficiente para o cobrir. Leve a lume e, assim que começar a ferver, conte 5 minutos. Desligue o fogão.
- Deixe que esta mistura arrefeça um pouco.
- Passe as gemas por um passador de rede e, depois, adicione-as em fio à mistura de açúcar e água.
- Acrescente o puré de feijão e a amêndoa. Envolva tudo bem até ter uma massa homogénea e suave.
- Forre uma tarteira com a massa quebrada, garantindo que deixa o papel vegetal intacto.
- Pique o fundo da massa com a ajuda de um garfo. Depois, verta por cima o recheio de feijão.
- Leve ao forno por 35-40 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar.
Dicas:
- Recomendamos o uso de feijão branco na receita devido ao seu sabor mais suave, mas poderá usar outros tipos de feijão da sua preferência, com resultados igualmente bons.
- Deverá cozer o seu feijão em casa com antecedência, para que este esteja pronto quando for altura de fazer a tarte de feijão. Não use feijão em conserva, já que este costuma ter um elevado teor de sal, que vai alterar o sabor da receita e desequilibrar os sabores.
- Convém que o feijão seja muito bem cozido, para que seja mais fácil retirar a sua casca com a ajuda do passe-vite.
- É importante que arrefeça bem a mistura que tem no tacho e que adicione as gemas aos poucos ao açúcar e água, já que, caso contrário, corre o risco de este ingrediente cozinhar e formar grumos, estragando a sobremesa.
- Polvilhe a tarte de feijão com um pouco de açúcar ralado antes de a levar ao forno, para criar uma crosta crocante e deliciosa.
- Assim que a massa deixar de estar líquida e forme uma crosta, faça o teste do palito para saber se a sua tarte está pronta. Dependendo do forno, isto poderá demorar mais ou menos tempo.