O Natal é uma época mágica, cheia de luz, cor e alegria. É também uma época de partilha, de reencontro e de celebração em família. E, claro, uma época de saborear os deliciosos doces típicos desta festa, que nos fazem recordar as nossas tradições e as nossas memórias mais queridas.
Um desses doces é, sem dúvida, as rabanadas. Quem não se lembra de sentir o aroma irresistível das fatias de pão fritas ou assadas, polvilhadas com açúcar e canela, que nos esperavam na mesa da consoada? Quem não se lembra de se deliciar com o sabor suave e cremoso das rabanadas, que nos aqueciam o coração e a alma?
As rabanadas são um doce simples, mas muito saboroso, que faz parte da nossa cultura e da nossa identidade. Hoje, vamos mostrar-lhe como pode fazer rabanadas com um toque especial: uma calda de laranja que vai realçar o seu sabor e dar-lhe um toque cítrico e refrescante. Prepare-se para surpreender a sua família com esta sobremesa deliciosa e repleta de sabor.
Ingredientes:
- 1 baguete ou cacete (pode usar pão do dia anterior)
- 500 ml de leite gordo
- 150 g de açúcar
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 3 ovos
- Papel vegetal
- Óleo para fritar (opcional)
- 200 g de açúcar (para a calda)
- Sumo de 2 laranjas grandes (para a calda)
- 1 pau de canela (para a calda)
Preparação:
- Comece por preparar a calda: coloque o açúcar num tacho, junte o sumo de laranja e o pau de canela e leve ao lume a ferver durante 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até obter uma calda espessa e brilhante. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Prepare o leite aromatizado: leve ao lume outro tacho com o leite, o açúcar, a casca de limão e o pau de canela e deixe ferver por 1 minuto. Desligue o lume e deixe arrefecer ligeiramente.
- Corte o pão em fatias com cerca de 1,5 cm de espessura. Mergulhe-as no leite aromatizado, deixando-as repousar um pouco para absorverem o líquido.
- Bata os ovos numa tigela. Passe as fatias de pão pelo ovo batido, escorrendo o excesso.
- Escolha se quer fritar ou assar as suas rabanadas. Se optar por fritar, aqueça óleo numa frigideira e frite as fatias de pão até ficarem douradas dos dois lados. Escorra-as sobre papel absorvente. Se optar por assar, pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Coloque as fatias de pão no tabuleiro e leve ao forno até ficarem douradinhas.
- Disponha as rabanadas num prato ou travessa e regue-as com a calda de laranja. Sirva-as mornas ou frias.
Dicas:
- Use pão do dia anterior ou até mais duro, pois assim não se desfaz tão facilmente ao ser embebido no leite e no ovo.
- Não deixe que o pão fique demasiado mole ou encharcado no leite, pois isso vai dificultar a fritura ou a cozedura e tornar as rabanadas pesadas e gordurosas. Deixe apenas o tempo suficiente para que fiquem húmidas e macias.
- Se preferir, pode aromatizar o leite com outros ingredientes, como baunilha, anis, cravinho ou noz-moscada.
- Se quiser, pode polvilhar as rabanadas com açúcar e canela depois de as fritar ou assar, para lhes dar um toque extra de doçura e aroma.
- A calda de laranja deve ficar espessa, mas não demasiado, pois vai engrossar mais ao arrefecer. Se ficar muito grossa, pode diluí-la com um pouco de água ou sumo de laranja.
- Pode servir as rabanadas com calda de laranja acompanhadas de frutos secos, como nozes, amêndoas ou pinhões, para dar um contraste de texturas e sabores.