São muitas as sobremesas que usam leite condensado, já que este ingrediente traz uma textura única aos doces e é muito prático de se usar. Um bom exemplo disso mesmo é esta tarte de amêndoa e leite condensado, que combina dois sabores clássicos da doçaria para resultados imperdíveis.
Com uma base caseira simples e um recheio delicioso e com uma textura muito agradável ao paladar, esta vai ser uma daquelas sobremesas que vai querer recriar muitas mais vezes, em todo o tipo de ocasiões. Quem experimentar vai ficar rendido aos seus dotes culinários, tudo graças a esta receita simples!
Reúna os ingredientes que lhe indicamos abaixo (não se preocupe, porque são poucos), siga as nossas indicações e, em pouco tempo, terá em mãos uma deliciosa tarte de amêndoa e leite condensado. O pouco trabalho que vai ter com este doce vai ser largamente compensado pelo seu sabor quando o provar.
Ingredientes:
- 200 g de bolachas digestivas
- 60 g de manteiga
- 150 g de amêndoa ralada
- 2 latas de leite condensado
- 6 ovos
- 200 ml de natas
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Triture as bolachas com a ajuda de um processador de alimentos.
- Derreta a manteiga num recipiente.
- Misture a manteiga e a bolacha. Cubra o fundo de uma tarteira com papel vegetal e, depois, com esta mistura.
- Num recipiente, misture a amêndoa e o leite condensado.
- Junte os ovos e as natas, sem parar de bater, até ter um creme homogéneo.
- Deite esta mistura sobre a bolacha e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
- Sirva a tarte morna ou fria.
Dicas:
- Caso prefira, pode usar outro tipo de bolacha para fazer a base da sua tarte de amêndoa e leite condensado, como bolachas de canela ou de aveia. Também pode optar por comprar uma base já feita, de massa quebrada ou de massa folhada.
- Para personalizar a base da tarte de amêndoa e leite condensado, acrescente um pouco de chocolate em pó às bolachas trituradas. Também pode usar canela ou frutos secos picados.
- Dê ainda mais sabor ao recheio da tarte juntando-lhe uma pitada de canela em pó, um pouco de hortelã ou erva-doce, amêndoa laminada para dar crocante, ou até pepitas de chocolate. Use a sua imaginação para ajudar a tornar esta tarte ainda mais sua!
- Para uma versão ainda mais rápida, coloque todos os ingredientes do recheio num liquidificador e misture até ter um creme homogéneo. Depois, é só despejar por cima da bolacha.
- A tarte estará pronta quando o creme estiver mais sólido e a superfície estiver dourada. Dependendo do seu forno, este processo pode demorar mais ou menos tempo. Assim, acompanhe a cozedura para saber quando a tarte está pronta a sair do forno.
- Se o topo começar a queimar, mas o recheio ainda estiver líquido no meio, cubra a tarte com papel de alumínio e continue com o tempo de forno recomendado.
- Sirva esta tarte com uma bola de gelado da sua preferência.