Portugal é um país com uma forte tradição de doçaria, com cada região a ter os seus doces típicos, que têm conquistado fãs um pouco por todo o lado. Nesta receita, explicamos-lhe como pode fazer uma deliciosa tigelada da Beira Baixa, tradicionalmente apreciada em festas, mas que fica bem na sua mesa em qualquer altura.
Para fazer este doce, não vai precisar de ingredientes muito complicados nem de passar muito tempo na cozinha. Esta é uma sobremesa de fácil preparo e que não lhe vai tirar muito tempo do seu dia para ficar pronta, tendo a vantagem de conseguir um sabor delicioso sem que, para isso, seja preciso muito trabalho.
Caso tenha vontade de experimentar esta tigelada da Beira Baixa, siga as indicações que lhe deixamos abaixo. Verá que vai apreciar tanto os resultados que os vai querer repetir muitas mais vezes, seja para uma sobremesa a meio da semana, seja quando tem família ou amigos em sua casa e os quer surpreender.
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 2 ovos
- 400 g de açúcar louro
- 1 colher de sopa de farinha
- Q.b. de mel e canela
- Raspa de 1 limão
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 220ºC.
- Com a ajuda de uma batedeira, bata os ovos com o açúcar, algum mel e a raspa de limão, até ter uma pasta uniforme.
- Acrescente um pouco de canela e a farinha, deixando mexer mais um pouco.
- Por fim, junte o leite. Mexa mais uns minutos para o incorporar.
- Unte um recipiente de ir ao forno com um pouco de azeite.
- Leve o recipiente ao forno por uns minutos, até aquecer.
- Depois de o recipiente estar quente, coloque dentro o preparado anterior. Mexa bem enquanto o faz.
- Deixe no forno durante cerca de 1 hora.
Dicas:
- Tradicionalmente, esta sobremesa faz-se no forno a lenha bem quente, aproveitando-se o calor do forno em que se fez pão caseiro. No entanto, a versão em forno que lhe indicamos também fica bem.
- Da mesma forma, as tigeladas da Beira Baixa eram feitas em recipientes de barro, que se encontravam bem aquecidos. Apesar disso, pode usar outro tipo de material para o recipiente.
- Vá fazendo experiências com as quantidades de mel e canela que põe na sobremesa, para perceber qual é a quantidade que mais lhe agrada.
- É importante que o recipiente em que vai fazer as tigeladas esteja quente antes de colocar a mistura nele, para conseguir obter os melhores resultados.
- Vá colocando o preparado no recipiente aos poucos, para que a tigelada fique em flocos e para evitar que se forme uma espécie de pudim no fundo da sobremesa.
- Controle a cozedura da tigelada, já que, dependendo do forno, este doce pode levar mais ou menos tempo até ficar pronto a sair do calor.