A culinária em Portugal usa muitas ervas aromáticas para trazer sabor aos alimentos, permitindo um menor consumo de sal e mais sabor nos alimentos, de uma forma natural. Mas as ervas aromáticas não se usam apenas nos pratos salgados, como o provam (e muito bem) estas deliciosas e fáceis broas de erva doce.
Para fazer esta receita em sua casa, apenas vai precisar de poucos ingredientes e de pouco tempo na cozinha. O resto é feito pelo forno, que, com o seu calor, vai transformar a massa numas deliciosas broas, com um sabor irresistível e que ficam bem servidas em qualquer tipo de ocasião, sendo muito bem recebidas por todos os que as provam.
Aliás, temos a certeza de que, assim que provar as broas de erva doce, vai querer repetir a experiência muitas mais vezes, devido ao seu paladar único e que traz um sabor diferente ao seu dia. Talvez até se torne num dos momentos preferidos do seu dia, acompanhando as broas com um chá para um momento de relaxamento.
Ingredientes:
- 500 g de farinha sem fermento
- 250 g de açúcar amarelo
- 125 g de azeite
- 3 ovos
- 1 gema
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de chá de erva doce
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Num recipiente, misture a farinha, o açúcar, a canela, o sal, a erva doce e o fermento, envolvendo bem.
- À parte, bata os ovos e reserve.
- Aqueça um pouco o azeite. Junte-o aos ovos batidos, mexendo com uma vara de arames.
- Junte esta mistura ao preparado de farinha, e misture até ter uma massa que não se cole às mãos.
- Molde as broas usando as mãos, colocando-as num tabuleiro de ir ao forno previamente forrado com papel vegetal.
- Misture a gema e o leite. Pincele as broas com esta mistura.
- Leve ao forno por 20 minutos, ou até dourarem.
- Retire as broas do forno e deixe arrefecer antes de as servir.
Dicas:
- Se quiser, pode dar ainda mais vida às suas broas juntando-lhes frutos secos picados, como nozes e amêndoas. Dessa forma, as suas broas de erva doce terão um crocante especial e que combina bem com os sabores presentes na receita.
- Caso goste desses ingredientes, também pode usar fruta cristalizada ou passas na mistura da massa, juntando-as ao mesmo tempo que a mistura de azeite e ovo.
- Pode optar por não pincelar as broas antes de as levar ao forno, embora, dessa forma, elas não fiquem com um aspeto tão dourado. Nesse caso, pode servi-las com um pouco de açúcar ou canela em pó, polvilhado por cima.
- O tempo de cozedura das broas de erva doce vai depender do seu forno, podendo levar menos que os 20 minutos a ficarem prontas. Portanto, vá acompanhando o processo e, quando vir que as broas estão bem douradas, pode retirá-las do forno para as deixar arrefecer.