Os coscorões são um dos doces mais típicos da época natalícia em Portugal. São uns fritos de massa fina e crocante, que se polvilham com açúcar e canela. Há quem lhes chame também filhoses de forma, sonhos de vento ou coscuréis, dependendo da região do país. São especialmente populares nas regiões do Alentejo e do Algarve.
Acredita-se que os coscorões possam ter origem árabe. Por serem fáceis de fazer e durarem muito tempo, eram transportados pelos mercadores mouros por. Hoje em dia, existem doces semelhantes em vários países árabes. A receita é simples e económica, mas requer alguns cuidados na preparação da massa e na fritura.
Neste artigo, vamos ensinar-lhe como fazer coscorões à moda antiga, seguindo uma receita tradicional e repleta de sabor. Vamos também partilhar consigo alguns truques e dicas para que os seus coscorões fiquem perfeitos: estaladiços por fora, fofos por dentro e com um aroma irresistível a laranja e canela. Tudo isto para que possa ter um Natal que a transporte para as suas memórias de infância. Vamos a isso?
Ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo
- 4 ovos
- 50 g de manteiga derretida
- 50 g de açúcar
- 50 ml de aguardente
- Raspa e sumo de uma laranja
- Uma pitada de sal
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
Preparação:
- Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e faça uma cavidade no centro.
- Nessa cavidade, coloque os ovos, a manteiga, o açúcar, a aguardente, a raspa e o sumo de laranja.
- Com as mãos ou com uma batedeira elétrica, amasse bem todos os ingredientes até obter uma massa homogénea e elástica. Se a massa estiver muito seca, pode juntar um pouco de água morna. Se estiver muito pegajosa, pode juntar um pouco mais de farinha.
- Forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela untada com óleo. Cubra com um pano e deixe repousar durante cerca de uma hora em local morno.
- Após o tempo de repouso, polvilhe uma superfície lisa com farinha e estenda a massa com um rolo até ficar bem fina (cerca de 2 mm de espessura).
- Corte a massa em retângulos ou quadrados e faça dois cortes no centro de cada um, formando uma espécie de laço.
- Aqueça o óleo numa frigideira funda ou num tacho e frite os coscorões em pequenas quantidades, virando-os para que dourem por igual.
- Retire os coscorões com uma escumadeira e escorra-os sobre papel absorvente.
- Polvilhe os coscorões com açúcar e canela a gosto e sirva-os mornos ou frios.
Dicas
- Use uma farinha de trigo sem fermento, de preferência tipo 55 ou 65.
- Use manteiga sem sal ou reduza a quantidade de sal na receita se usar manteiga com sal.
- a aguardente deve ser de boa qualidade, pois vai dar um sabor especial aos coscorões. Pode substituir por vinho do Porto ou rum se preferir.
- Use laranjas biológicas ou bem lavadas, pois vai usar a raspa da casca na receita.
- Não amasse demasiado a massa, pois pode ficar dura e quebradiça. Amasse apenas o suficiente para que fique lisa e elástica.
- Deixe a massa repousar num local morno e abrigado de correntes de ar, para que fique mais macia e fácil de estender.
- Estenda a massa bem fina, para que os coscorões fiquem crocantes e não ensope o óleo.
- Não faça os cortes na massa muito grandes, para que os coscorões não se desmanchem durante a fritura.
- Frite os coscorões em óleo bem quente, mas não demasiado, para que não queimem por fora e fiquem crus por dentro. O óleo deve estar a cerca de 180ºC. Pode usar um termómetro de cozinha para verificar a temperatura ou testar com um pedaço de massa: se borbulhar logo, está pronto.
- Não frite muitos coscorões de cada vez, para que o óleo não arrefeça e os coscorões não fiquem encharcados.
- Escorra bem os coscorões sobre papel absorvente, para eliminar o excesso de gordura.
- Polvilhe os coscorões com açúcar e canela logo depois de fritos, para que adiram melhor.
- Guarde os coscorões numa caixa hermética, em local seco e fresco, por até uma semana. Pode aquecê-los ligeiramente no forno ou no microondas antes de servir.