Quinta-feira, 28 Setembro, 2023

Crema catalana: dizem que é uma espécie de leite creme, mas espanhol

Data:

Partilhar:

A Crema Catalana é uma sobremesa tradicional da região da Catalunha, em Espanha. Trata-se de uma sobremesa cremosa e deliciosa, feita com leite, açúcar, gemas de ovo e amido de milho. É frequentemente comparada a outras sobremesas cremosas como o Leite Creme e o Crème Brûlée. Apesar dessas semelhanças, a Crema Catalana tem um sabor único e distintivo graças aos seus ingredientes e método de preparação.

A história da Crema Catalana remonta à Idade Média, quando era conhecida como “crema cremada” ou “crema queimada”. Acredita-se que tenha sido criada por monges em mosteiros na região da Catalunha. A receita original era feita com leite de amêndoas, açúcar e gemas de ovo e era servida durante a Quaresma como um prato doce para compensar a abstinência de carne.

Com o tempo, a receita evoluiu para incluir leite de vaca e amido de milho para engrossar o creme. A canela e as raspas de limão também foram adicionadas para dar sabor ao creme. A tradição de queimar o açúcar por cima do creme para criar uma camada crocante também se desenvolveu ao longo do tempo. Aprenda a fazer uma deliciosa crema catalana com esta receita antiga e original.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 40 gramas de amido de milho (Maizena)
  • 5 gemas de ovo
  • 1 pau de canela
  • Raspas de casca de limão
  • 150 gramas de açúcar + 50 gramas para queimar

Preparação:

  1. Coloque o leite numa panela com as raspas de limão e o pau de canela e leve ao lume médio-alto. Antes que ferva, retire do lume, cubra com um pano e deixe repousar durante cerca de 45 minutos.
  2. Numa tigela, misture as gemas (sem as claras), o açúcar e o amido de milho até obter uma massa homogénea.
  3. Depois dos 45 minutos de repouso da primeira mistura de leite, coe (retirando o pau de canela) e junte à mistura dos ovos, açúcar e amido de milho. Misture tudo muito bem sem deixar grumos.
  4. Coloque tudo numa panela em lume médio e mexa até começar a engrossar. Nunca deve ferver.
  5. Quando estiver espesso, retire do lume e continue a mexer por mais um minuto para juntar tudo e ficar bem espesso.
  6. Distribua pelos recipientes em que vai servir. O prato típico para servir crema catalana são pequenas panelas de barro.
  7. Deixe arrefecer durante uma hora. Em seguida, cubra com película aderente e coloque no frigorífico até ao dia seguinte.
  8. Antes de servir, polvilhe açúcar por cima do creme e queime-o com um maçarico ou sob o grill do forno para criar uma camada crocante de caramelo.

Dicas:

  • Amido de milho e Maizena são a mesma coisa. Maizena é uma marca comercial de amido de milho.
  • Pode usar açúcar mascavado em vez de açúcar branco na receita de crema catalana. No entanto, é importante notar que o açúcar mascavado tem um sabor mais forte e pode alterar o sabor final da sobremesa. Além disso, o açúcar mascavado tem uma cor mais escura e pode alterar a aparência do creme.
  • Pode adicionar outros ingredientes à receita de crema catalana para lhe dar um toque pessoal. Algumas boas opções incluem adicionar raspas de laranja ou extrato de baunilha à mistura de leite para dar mais sabor.
  • Também pode experimentar com outras especiarias como noz-moscada ou cardamomo. No entanto, é importante lembrar que adicionar ingredientes extras pode alterar o sabor e a textura do creme.
Clara Matias
Clara Matias
Aprendeu a cozinhar com a mãe mas foram as receitas da sua avó que mais a cativaram. A cozinha tradicional portuguesa é a sua grande paixão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

Cordeiro assado no forno à Transmontana: receita tradicional, antiga e repleta de sabor

Esta é uma daquelas receitas que nos transportam no tempo, até à época que toda a família se...

Febras de porco à Alentejana: receita tradicional e com molho de coentros

A culinária alentejana é conhecida pela facilidade com que cria pratos deliciosos a partir de ingredientes simples e...

Rancho à Alentejana: receita antiga, tradicional e muito fácil de fazer

A gastronomia típica do Alentejo é famosa por usar ingredientes simples e de qualidade, combinados com sabedoria e...

Lombo de porco assado no forno à portuguesa: suculento e muito fácil de fazer

Poucas são as receitas que nos conseguem transportar para os nossos tempos de infância e para o tempo...