O ensopado de borrego é um prato típico da cozinha alentejana, que se caracteriza pela sua simplicidade, rusticidade e riqueza de aromas. É uma receita que aproveita as partes mais tenras e saborosas do borrego, como o peito, o pescoço e as costeletas, e que se cozinha lentamente num caldo aromatizado com alho, louro, vinho branco e pimentão. O resultado é uma carne macia e suculenta, que se desfaz na boca, e um molho espesso e apetitoso, que se serve com pão torrado ou cozido.
Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer um ensopado de borrego à moda do Alentejo, seguindo a receita tradicional. Vai ver que é uma receita fácil de fazer, mas que requer algum tempo e paciência. Mas vale a pena, pois é um prato que agrada a toda a família e que é ideal para os dias mais frios.
Ingredientes:
- 1,5 kg de borrego (peito, pescoço e costeletas)
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de pimentão doce
- 1/2 copo de vinho branco
- 1/2 copo de água
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola grande
- 2 tomates maduros
- 1 ramo de salsa
- Pão alentejano (torrado ou cozido)
Preparação:
- Corte o borrego em pedaços pequenos e tempere-os com sal, pimenta, alho picado, louro e pimentão.
- Deixe marinar durante pelo menos duas horas, ou de um dia para o outro, no frigorífico.
- Numa panela grande, aqueça o azeite e aloure os pedaços de borrego de todos os lados, em lume alto. Retire-os e reserve-os.
- Na mesma panela, refogue a cebola picada até ficar macia. Junte os tomates picados, sem pele e sem sementes, e deixe cozinhar até formar molho. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Volte a colocar o borrego na panela, juntamente com o vinho branco e a água.
- Tape e deixe cozinhar em lume brando, por cerca de uma hora e meia, ou até a carne ficar tenra.
- Se necessário, acrescente mais água durante a cozedura, para que o molho não seque.
- No final, polvilhe com salsa picada e sirva o ensopado de borrego com pão alentejano, torrado ou cozido, para molhar no molho.
Dicas:
- Para que o borrego fique mais macio e saboroso, escolha uma carne de qualidade, de preferência de origem certificada, e deixe-a marinar por bastante tempo, para que absorva os temperos.
- Para tornar o molho mais espesso, pode engrossá-lo com um pouco de farinha de trigo, dissolvida em água, ou com um pouco de pão ralado, que se adiciona no final da cozedura.
- Pode acrescentar outros ingredientes ao caldo, como cenoura, batata, ervilhas, hortelã ou coentros.
- Pode usar pimentão picante, em vez de doce, ou adicionar um pouco de colorau ou de açafrão.