Se gosta de espargos, vai adorar esta receita de omelete de espargos à moda do Alentejo, que é fácil de fazer e muito saborosa. Os espargos são um ingrediente típico da cozinha alentejana, onde crescem abundantemente nos campos e são colhidos na primavera. São usados em várias receitas, como sopas, saladas, migas ou açordas, mas uma das mais simples e populares é a omelete.
A omelete de espargos à moda do Alentejo é uma forma de aproveitar os espargos frescos e dar-lhes um toque especial. Basta juntar ovos, alho, azeite, sal, pimenta e coentros, e terá uma refeição rápida e nutritiva, que pode servir como entrada, prato principal ou petisco. Pode acompanhar a omelete com uma salada verde ou com pão torrado, e terá um prato completo e equilibrado.
Aprenda a fazer uma deliciosa omelete de espargos à moda do Alentejo, seguindo a receita tradicional que passou de geração em geração. Não precisa de ser um mestre na cozinha para fazer esta delícia alentejana, basta seguir os procedimentos com atenção. Bom apetite!
Ingredientes:
- 4 ovos
- 200 g de espargos verdes frescos
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Coentros picados a gosto
Preparação:
- Lave bem os espargos e corte as pontas mais duras. Corte-os em pedaços pequenos, reservando algumas pontas inteiras para decorar.
- Descasque e pique os dentes de alho. Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite em lume médio e refogue o alho até dourar ligeiramente.
- Junte os espargos picados e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem tenros, mas ainda crocantes.
- Numa tigela, bata os ovos com um garfo até ficarem bem misturados. Tempere com sal, pimenta e coentros picados a gosto.
- Quando os espargos estiverem cozidos, junte os ovos batidos e misture bem. Abane a frigideira para que os ovos se espalhem por toda a superfície.
- Deixe cozinhar em lume brando até que os ovos comecem a ficar firmes nas bordas. Com uma espátula, vire a omelete com cuidado e deixe cozinhar do outro lado.
- Transfira a omelete para um prato e decore com as pontas de espargos reservadas. Sirva quente ou fria, acompanhada de uma salada verde ou de pão torrado.
Dicas:
- Escolha espargos frescos e firmes, que tenham uma cor verde intensa e sem manchas. Evite os que estejam moles ou amarelados.
- Corte os espargos em pedaços pequenos para que cozinhem mais rápido e uniformemente. Reserve algumas pontas inteiras para decorar a omelete e dar-lhe um toque especial.
- Não bata os ovos demais, para que não fiquem duros ou secos. Bata-os apenas até ficarem homogéneos e com algumas bolhas de ar.
- Use uma frigideira antiaderente de tamanho adequado ao número de ovos que vai usar. Assim, evita que a omelete fica grudada ou se parta ao virar.
- Não deixe a omelete cozinhar demais, para que não fique seca ou queimada. A omelete deve ficar macia, húmida e dourada por fora.
- Se preferir, pode adicionar outros ingredientes à sua omelete, como queijo, presunto, tomate ou cebola. Use a sua criatividade e adapte a receita ao seu gosto.