A dona Valentina, a quem se atribui a criação da Baba de Camelo, deveria receber o prémio de “cozinheira mais portuguesa de Portugal”. Não acredita? Ora vejamos: conseguiu criar uma sobremesa a improvisar e apenas com 2 ingredientes. Para cúmulo, escolheu um nome com muito sentido de humor para o seu doce. E Valentina é também um doce de nome, bem português e muito típico.
Tudo terá acontecido nos anos 40 ou 50 do século XX. Valentina recebeu visitas inesperadas e, para além do jantar, tinha que lhes preparar a sobremesa. O dilema veio depois: a despensa estava quase vazia e nela existiam apenas 6 ovos e 1 lata de leite condensado cozido. Pouco confiante no resultado final e com medo que não chegasse para todos, Valentina decidiu chamar-lhe Baba de Camelo na esperança que o estranho nome demovesse alguns dos convivas de o experimentar.
Parece que resultou. E parece também que, quem o provou, adorou o resultado, para espanto da deliciosa dona Valentina. A história e a origem da receita de Baba de Camelo podem apenas ser um mito urbano, mas queremos acreditar que é verdade. Porque a verdade é libertadora, não é verdade? Aprenda a fazer uma deliciosa Baba de Camelo com esta receita antiga e tradicional da dona Valentina. E liberte-se! 🙂 Bom apetite!
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado cozido
- 4 ovos XL
- qb de amêndoa palitada
- 50 gramas de açúcar
- 2 colheres de café de sumo de limão
Preparação:
- Verta o conteúdo da lata de leite condensado cozido numa tigela.
- Mexa bem, como uma colher de pau, até obter um creme liso e homogéneo.
- Adicione as gemas e envolva-as no leite condensado com uma vara de arames.
- Bata as claras em castelo até ficarem bem “em nuvem”. Junte-lhes o açúcar e o sumo de limão e continue a bater até ficarem bem firmes.
- Adicione as claras em castelo ao preparado anterior e envolva delicadamente, sem bater.
- NOTA: deve fazer movimentos de baixo para cima até que o creme ficar todo com a mesma cor.
- Distribua o doce por taças individuais e leve ao frigorífico durante algumas horas.
- Decore com miolo de amêndoa e sirva.
Dicas:
- A receita original da Baba de Camelo evoluiu muito ao longo dos anos. Hoje, grande parte dos restaurantes serve-a com uma camada inferior de bolacha triturada (bolachas maria ou com sabor a canela). Alguns restaurantes também servem esta sobremesa polvilhada com bolacha desfeita em vez de miolo de amêndoa.
- No limite, pode fazer esta receita apenas com 2 ingredientes (assim era a receita original): leite condensado e ovos. O açúcar e o sumo de limão servem apenas para melhorar a consistência da sobremesa e torná-la menos líquida.
- Bater as claras em castelo é essencial. Só assim evitará que se forme líquido no fundo das taças, para além de proporcionar uma textura mais consistente à Baba de Camelo.
- Esta sobremesa necessita apenas de 3 ou 4 horas no frio. Caso tenha que estar mais tempo, cubra as taças com película aderente para que não se forme uma capa à superfície.
- Pode utilizar caramelo líquido para regar a superfície da Baba de Camelo. O resultado costuma ser bom.
- A quantidade de ovos pode variar consoante o seu gosto pessoal. Regra geral, pode variar entre 4 e 7 por cada lata de leite condensado cozido.