O bolo de ananás é uma sobremesa clássica e muito apreciada em Portugal. É um bolo que se caracteriza pela sua textura fofa e húmida, coberto por uma camada de caramelo e rodelas de ananás. Pode ser servido quente ou frio, acompanhado por uma bola de gelado ou chantilly. E quando é feito à moda antiga, melhor ainda, certo?
Nos anos 80, o bolo de ananás era presença constante nas festas de aniversário ou nos convívios com amigos e familiares. E não faltavam razões para isso: era um bolo económico, fácil de fazer e que tinha o dom de agradar a toda a gente.
Hoje em dia, não faltam receitas de outros bolos, mas o de ananás continua a ser presença constante nas mesas dos portugueses. Existem várias receitas e formas de prepará-lo, mas hoje vamos ensinar-lhe a fazer o bolo de ananás à moda antiga, como a sua avó fazia. Esta é uma receita simples, mas que resulta num bolo delicioso e irresistível. Vamos lá?
Ingredientes:
- 2 chávenas de de farinha de trigo
- 1 chávena de açúcar
- 6 ovos
- 6 colheres (sopa) de calda do ananás
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 lata de ananás em calda
- Cerejas para decorar (opcional)
- 1 chávena de açúcar (para o caramelo)
- 1/2 chávena de água (para o caramelo)
Preparação:
- Comece por fazer a calda de caramelo. Numa panela, coloque o açúcar e leve ao lume médio, mexendo até derreter.
- Depois, adicione a água aos poucos, mexendo sempre até dissolver todos os grumos de açúcar.
- Desligue o lume e transfira a calda para uma forma redonda com buraco no meio.
- Espalhe bem a calda pelo fundo e pelas laterais da forma.
- Em seguida, disponha as rodelas de ananás sobre a calda, cobrindo todo o fundo da forma. Reserve algumas rodelas para decorar o bolo depois de pronto. Se quiser, pode colocar também algumas cerejas no centro das rodelas de ananás para dar um toque especial.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte as colheres de calda do ananás e bata bem. Adicione a farinha peneirada com o fermento e misture bem.
- À parte, bata as claras em castelo até ficarem firmes. Incorpore-as delicadamente à massa do bolo, mexendo com uma espátula ou uma colher de pau.
- Despeje a massa na forma sobre as rodelas de ananás e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até que, ao espetar um palito no centro do bolo, este saia limpo.
- Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer um pouco na forma. Depois, desenforme-o sobre um prato grande com cuidado para não partir o bolo nem derramar a calda. Decore o bolo com as rodelas de ananás e as cerejas reservadas.
- Sirva o bolo de ananás à moda antiga morno ou frio, acompanhado por uma bola de gelado de baunilha ou chantilly, se preferir. Bom apetite!
Dicas:
- Para que o bolo fique mais húmido, pode regar a massa com um pouco mais de calda do ananás antes de levar ao forno.
- Outro truque para que o bolo de ananás fique ainda mais húmido consiste em cortar algumas rodelas de ananás em pedaços pequenos e misturá-los à massa do bolo. O sumo dos pedaços de ananás irá libertar-se durante a cozedura e espalhar-se pelo bolo.
- Para que o bolo fique mais fofo, para além de bater as claras em castelo e peneirar a farinha, pode ainda aumentar um pouco à quantidade de fermento.
- Pode adicionar uma colher de chá de essência de baunilha ou de rum à massa do bolo, caso aprecie.