O cabrito assado no forno à moda do Minho é um prato com raízes rurais, que remontam aos tempos em que os pastores criavam os seus rebanhos nas montanhas do Minho. O cabrito era um dos animais mais apreciados pelos minhotos, que o consumiam em ocasiões especiais, como festas religiosas, casamentos ou batizados.
O cabrito era assado num forno a lenha, que era construído com pedras e barro nas aldeias, e que servia para cozer o pão e outros alimentos. O forno a lenha conferia ao cabrito um sabor único e uma textura crocante por fora e suculenta por dentro. O cabrito assado no forno à moda do Minho tornou-se assim um símbolo da gastronomia minhota, que ainda hoje é muito apreciado pelos portugueses e pelos turistas que visitam esta região.
É servido com batatas assadas no mesmo tabuleiro da carne, que ficam douradas e crocantes por fora e macias por dentro. O molho que se forma no fundo do tabuleiro é usado para regar a carne e as batatas na hora de servir. Ficou convencida? Então prepare hoje mesmo este delicioso cabrito assado no forno à moda do Minho. Bom apetite!
Ingredientes:
- 1 cabrito com cerca de 4 kg
- 1 kg de batatas pequenas
- 4 cebolas
- 8 dentes de alho
- 4 folhas de louro
- 2 colheres de chá de colorau
- 2 dl de vinho branco
- 2 dl de azeite
- Sal e pimenta a gosto
Preparação:
- O primeiro passo é limpar bem o cabrito e cortá-lo em pedaços. Depois, coloque-o numa taça grande e tempere-o com sal, pimenta, alho picado, louro, colorau e vinho branco.
- Envolva bem a carne com os temperos e deixe-a marinar durante pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro no frigorífico.
- Descasque as batatas e as cebolas e corte-as em quartos. Coloque-as num tabuleiro grande de ir ao forno e tempere-as com sal, pimenta e um pouco de colorau. Regue-as com metade do azeite e misture-as bem.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire o cabrito da marinada e disponha-o por cima das batatas e das cebolas. Regue tudo com o restante azeite e com a marinada.
- Leve ao forno durante cerca de 2 horas ou até a carne estar bem assada e as batatas douradas. Durante a cozedura, vá regando o cabrito com o molho que se forma no tabuleiro.
- Retire o cabrito do forno e sirva-o numa travessa grande, acompanhado pelas batatas e cebolas assadas. Regue tudo com o molho e decore com salsa picada. Sirva bem quente e bom apetite!
Dicas:
- O cabrito assado no forno à moda do Minho é um prato que se serve bem quente, de preferência acabado de sair do forno. Pode ser servido como prato principal de um almoço ou jantar festivo, em família ou com amigos.
- Para acompanhar o cabrito, pode optar por uma salada verde ou por grelos salteados em azeite e alho. Para beber, nada melhor do que um vinho verde tinto ou branco, que combina na perfeição com a carne de cabrito.
- Para sobremesa, pode escolher um doce típico do Minho, como o pudim abade de priscos, o bolo-rei ou as rabanadas.
- Pode substituir o vinho branco por vinho tinto, que dá um sabor mais intenso e uma cor mais escura ao molho.
- Pode acrescentar outros legumes ao tabuleiro, como cenouras, nabos, alhos-franceses. Assim irá enriquecer o acompanhamento e dar mais cor ao prato.
- Pode aromatizar o cabrito assado no forno com outras ervas aromáticas, como tomilho, alecrim, salsa ou coentros, caso sejam do seu agrado.
- Para um acompanhamento diferente, faça um puré de maçã para servir com o cabrito, que vai contrastar com o sabor salgado da carne e dar um toque de doçura ao prato. Para fazer o puré, basta cozer algumas maçãs descascadas e cortadas em pedaços numa panela com água, açúcar e canela. Depois, é só triturar as maçãs com uma varinha mágica ou um garfo até obter uma consistência cremosa.