O domingo é um dia especial, um dia de reunir a família à volta da mesa e partilhar momentos de alegria e convívio. E nada melhor do que um prato tradicional e saboroso para tornar esses momentos ainda mais memoráveis. O entrecosto no forno à portuguesa é uma dessas receitas que fazem as delícias de todos, desde os mais pequenos aos mais graúdos. Uma carne suculenta e com um molho apetitoso, que se desfaz na boca e que combina na perfeição com batatas assadas, arroz ou salada.
Hoje, vamos mostrar-lhe como fazer entrecosto no forno à portuguesa, seguindo os passos simples e os truques que garantem o sucesso desta receita. Vai precisar de poucos ingredientes, mas de boa qualidade: entrecosto, massa de pimentão, alho, louro, alecrim, chouriço, azeite e vinho branco. Estes são os sabores típicos da nossa cozinha, que se fundem numa harmonia perfeita durante a cozedura no forno.
Prepare-se para surpreender a sua família com este prato delicioso e típico da nossa gastronomia. O entrecosto no forno à portuguesa é uma receita fácil de fazer, mas que requer algum tempo de marinada e de forno. Por isso, planeie com antecedência e deixe o entrecosto a marinar de um dia para o outro. Assim, vai ficar mais tenro e saboroso. Depois, é só levar ao forno até ficar bem assado e servir com o acompanhamento da sua preferência. Bom apetite!
Ingredientes:
- 1,5 kg de entrecosto
- Sal e pimenta q.b.
- 3 colheres (sopa) de massa de pimentão
- 2-3 folhas de louro
- Alecrim q.b.
- 1 cabeça de alhos
- 1 chouriço de carne
- Azeite q.b.
- 1 copo de vinho branco
Preparação:
- Coloque o entrecosto num tabuleiro de ir ao forno.
- Tempere-o com um pouco de sal grosso e pimenta moída na hora.
- Barre-o com a massa de pimentão, esfregando-o de ambos os lados.
- Junte as folhas de louro, o alecrim e a cabeça de alhos cortada ao meio. Acrescente também o chouriço cortado em rodelas.
- Regue tudo com um fio de azeite e vinho branco. Deixe marinar durante 2 horas, pelo menos.
- Passado esse tempo, leve-o ao forno, pré-aquecido a 180ºC, entre 60 a 90 minutos (varia com o tamanho do entrecosto e a potência do forno).
- Durante esse tempo, regue-o com o próprio molho sempre que necessário.
- Retire o entrecosto do forno e sirva-o com batatinhas novas assadas (que podem ser assadas ao mesmo tempo e no mesmo tabuleiro).
Dicas:
- O melhor entrecosto é aquele que tem uma boa proporção de carne e gordura, sem excesso de ossos. A carne deve ter uma cor rosada e a gordura deve ser branca e firme. Evite o entrecosto que tenha uma cor acinzentada ou que esteja mole ou pegajoso.
- O entrecosto deve ser consumido no próprio dia da compra ou guardado no frigorífico, num recipiente fechado, até dois dias. Se quiser congelá-lo, deve fazê-lo logo após a compra, retirando-o da embalagem original e colocando-o num saco plástico adequado para congelador. Pode ser congelado por até três meses.
- O entrecosto deve ser descongelado lentamente no frigorífico, de um dia para o outro. Não deve descongelar o entrecosto à temperatura ambiente ou no micro-ondas, pois isso pode comprometer a qualidade e a segurança da carne.
- Se o entrecosto começar a dourar demasiado, cubra-o com folha de alumínio.
- Se baixar a temperatura do forno para 150 ºC, apesar de levar mais tempo a assar, tem a vantagem de apurar mais os sabores e a carne ficar mais tenra.
- Se quiser dar um toque mais doce ao molho, pode acrescentar uma colher de sopa de mel ou açúcar mascavado à marinada.
- Se gostar de picante, pode juntar uma malagueta ou um pouco de piripiri à marinada.
- Se preferir um molho mais espesso, pode dissolver uma colher de sopa de farinha num pouco de água fria e juntar ao molho nos últimos minutos da cozedura.